3 mudanças de consumo no varejo de moda para 2023

May 24, 2023 | Blog

O cenário do varejo vem mudando drasticamente nos últimos anos. Nestes tempos de incertezas, não é à toa que marcas e varejistas estão atentos ao que vem pela frente.

Anteriormente, em 2020 e 2021, o mundo inteiro enfrentou condições desafiadoras como consequências iniciais da Covid-19. Em 2022, após um breve período de recuperação, ocorreu uma onda inesperada de eventos macroeconômicos e geopolíticos.

Por causa desses eventos, os hábitos de compra dos consumidores mudaram drasticamente. Agora, eles estão procurando experiências de compra novas e emocionantes, estão cada vez mais criativos em relação aos seus gastos e explorando novas maneiras de comprar. Os consumidores buscam, por exemplo, vender online, comprar online, retirar na loja (BOPIS) entre outras possibilidades.

Tendências de Consumo no Varejo de Moda

Em 2023, é importante ficar por dentro das mudanças. Dessa forma, as empresas de varejo podem adaptar seu modelo de negócios e garantir a fidelidade do cliente. Neste blog, compartilhamos três mudanças importantes no perfil do consumidor em 2023 que você deve estar atento, de acordo com o BoF State of Fashion Report.

Gastos em duas “faixas”

Em 2023, enquanto experimentam a inflação mais alta em uma geração e tensões geopolíticas crescentes, as famílias de menor renda têm dificuldades para arcar com as despesas diárias. Além disso, é provável que reduzam gastos discricionários, como compras de moda e beleza.

Por outro lado, é diferente para as famílias de renda mais alta. Nessa situação, eles podem não precisar se preocupar tanto com a turbulência econômica, e seus hábitos de compra permanece relativamente inalterados, pelo menos por enquanto.

Como resultado, estamos no início de uma realidade de gastos de duas “faixas”. Neste momento, as pessoas com maior renda ainda têm dinheiro para gastar, mas a população de mais baixa renda tem dificuldades e terá que mudar seus hábitos de consumo. Mas, como se adaptar a essa mudança no perfil dos consumidores? Aqui estão algumas maneiras:

  • Tenha descontos e programas de fidelidade.  Implementando essas estratégias para quem tem orçamentos mais apertados, principalmente se esse for o seu mercado-alvo.
  • Estude outras fontes de renda. À medida que os consumidores de mais baixa renda procuram uma boa relação custo-benefício, eles podem recorrer à revenda, reparo, aluguel ou recarga de produtos e plataformas.
  • Considere a “premiação“. As marcas de luxo têm optado por essa alternativa, pois ajuda a se destacar entre seus concorrentes e ganhar mais dinheiro.
  • Incentive uma maior receita. Para clientes de mais alta renda, fazer kits premium pode ajudá-lo a obter vendas maiores.

Moda fluida em termos de gênero

De acordo com pesquisa realizada pela fintech Klarna:

  • Cerca de 50% da geração Z globalmente comprou moda fora de sua identidade de gênero.
  • Cerca de 70% dos consumidores dizem que estão interessados em comprar moda fluida de gênero no futuro, com as gerações mais jovens liderando essa tendência.

Como os números evidenciam, a moda que não limitada aos estereótipos tradicionais de gênero não é apenas uma tendência, mas algo com o que as pessoas se identificam. Dessa forma, os indivíduos se vestirão de uma maneira que se alinhe com sua identidade pessoal e expressão individual. De acordo com essa mudança de consumo, os compradores procurarão menos moda masculina e feminina e mais moda neutra em termos de gênero.

Abraçar a moda fluida de gênero pode ser um desafio, especialmente quando se trata de considerar as diferenças culturais nos mercados. No entanto, isso é importante para ajudar a fidelizar clientes, aumentar a lealdade e a conscientização, manter a competitividade e ter uma cultura de inclusão de gênero.

Veja algumas maneiras de se adaptar a essa mudança do consumidor em seu negócio:

  • Conheça seu público.  Para decidir se sua marca deve adotar essa tendência, considere os dados demográficos de seus clientes, como idade e cultura. Se você está pronto para abraçar essa tendência, aprenda sobre Gênero-Fluido e entenda as perspectivas dos clientes que você está tentando alcançar.
  • Diversifique sua linha de produtos: Ofereça uma ampla gama de roupas e acessórios que podem ser usados por pessoas de todos os gêneros, como itens unissex, roupas andróginas e acessórios.
  • Avalie e ajuste seus processos: Introduzir a fluidez de gênero requer repensar não apenas o design do produto, o marketing, a experiência de compra e a comunicação nas redes sociais, mas também seus processos de negócios e até mesmo sua cadeia de suprimentos.

Formalwear Reinventado

O guarda-roupa de 2023 pode ser drasticamente diferente do guarda-roupa de qualquer um dos últimos anos. Agora, o sistema tradicional de vestuário, segmentado por atividades de lazer, eventos empresariais e celebrações familiares, não se aplica mais.

Embora o código de vestimenta do escritório seja mais relaxante hoje, e moletons, jeans e tênis tenham se tornado aceitáveis em muitos escritórios ao redor do mundo, os clientes se vestem para as ocasiões mais formais. Particularmente, eles estão procurando roupas e itens exclusivos que se destaquem; fazendo da versatilidade e conforto muito menos um fator para a tomada de decisão.

Como resultado, as plataformas e serviços de aluguel apresentam uma oportunidade única para o uso de ocasião, porque os clientes preferirão alugar seus vestidos especiais que não serão usados mais do que algumas vezes.

Esta reinvenção dos vestuário enquadra-se no cenário de varejo em mudança, em que os consumidores serão mais particulares sobre as marcas que apoiam, confiando apenas naquelas que oferecem soluções inovadoras para os seus problemas de vestuário.

Incorporar essa tendência em seu negócio pode ser muito desafiador, desde a aquisição de produtos e estratégias de marketing até ajustes de preços. Veja algumas maneiras de aproveitar essa tendência:

  • Entenda seu público. Reúna informações sobre os hábitos, rotinas e necessidades do seu consumidor para o seu dia a dia.
  • Repense sua proposta de roupa. Os mercados são dois: roupas confortáveis, versáteis, elegantes, mais casuais, para o dia a dia, e roupas para ocasiões especiais.
  • Explore as possibilidades de aluguel. O mercado de aluguel deve valer US$ 2,1 bilhões até 2025, em parte pela demanda por roupas elegantes, de acordo com a Technavio. Pode ser interessante explorar esse mercado para marcas que querem focar em ocasiões especiais.

As 3 tendências que vão moldar a moda do varejo em 2023

Em 2023, é importante que os executivos de moda do setor de varejo estejam atentos as mudanças de comportamento do consumidor para este ano, da potencial crise econômica global e de como isso pode impactar seus clientes.

Em particular, gastos em duas faixas, moda fluida de gênero e o formal reinventado são novos comportamentos importantes do consumidor que devem ser considerados ao planejar estratégias para o futuro.

Sem dúvida, o setor de varejo de moda precisa se manter à frente e se adaptar para se manter competitivo e focado no consumidor em 2023. Ao se adaptar a essas tendências, os varejistas podem alcançar o sucesso, fidelizar os clientes e evitar uma queda em seus faturamentos, apesar das dificuldades econômicas previstas para este ano.

Que outras tendências você acha que vão impactar a indústria da moda em 2023?

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