5 Tendências Tecnológicas que Transformam o Setor de Varejo Após a Pandemia de COVID19

Aug 4, 2021 | Blog

Especialistas garantem que nos próximos anos a loja física continuará claramente tendo sua importância no processo de compra para muitos consumidores, mas elas devem ser complementadas com muitos avanços tecnológicos que completem e aprimorem a experiência de compra dos clientes.

As empresas estão cientes de que fornecer experiências personalizadas é a chave para criar o envolvimento do cliente. Então, o que o futuro do varejo reserva para as empresas? Como serão as estratégias de marketing na loja física e nas compras online? Estas são as 5 tendências de tecnologia de varejo que estão redefinindo o futuro da indústria de varejo e influenciarão as próximas mudanças após a pandemia de covid.

1. Beacon Networks

A beacon Network, também conhecida como aplicativos Bluetooth Low Energy (BLE), emite um sinal que identifica exclusivamente cada dispositivo, permitindo que qualquer varejista entenda exatamente onde um cliente está na loja física. Isso representa uma grande melhoria na experiência de compra para o consumidor, como a geração de descontos personalizados para recompensar a fidelidade do cliente.

O Meadowhall Shopping Center usou a tecnologia iBeacon no evento Ladies’s Night com Hotel  Chocolat,  Krispy Kreme, Cath Kidston, House of Fraser e outras marcas oferecendo ofertas, descontos, brindes e prêmios. Os clientes tiveram que baixar o aplicativo de Meadowhall para receber uma notificação em seu smartphone sempre que identificados por um beacon. Mais de 500 downloads de aplicativos foram feitos nas primeiras três horas e 120 ofertas de hotspot foram resgatadas nos primeiros 52 minutos do evento.

2. Realidade Aumentada

Você pode imaginar usar um aplicativo para experimentar um vestido e ver como ele fica em você, sem ter experimentado fisicamente antes? Isso é possível devido ao “provador virtual”, em realidade aumentada.

A Zara começou a fazer isso por meio de manequins de realidade aumentada e uma nova plataforma de ecommerce que mostra modelos em tamanho real vestindo as roupas mais recentes da marca. Isso permite que os varejistas gerem vendas online, já que é possível comprar as roupas pelo app.

De acordo com um estudo de tendências tecnológicas da Retail Perceptions sobre como a realidade aumentada impacta o varejo verificou-se que 71% dos consumidores comprariam mais naquela loja se pudessem experimentar os produtos por meio dessa tecnologia, o que se traduz em mais vendas e uma menor taxa de retorno.

3. Realidade Virtual

A realidade virtual permite que os clientes tenham uma ideia mais realista de como seria o produto antes de comprá-lo, tomando melhores decisões de compra e criando experiências únicas para o cliente. A ABI Research estimou que a realidade virtual vai gerar 1,8 bilhões de dólares em 2022 na cadeia de abastecimento.

A IKEA já a implementou. Agora, os clientes podem usar seus dispositivos VR para visualizar salas que foram previamente projetadas com móveis IKEA e podem até ser personalizadas, como mudar a cor dos móveis, itens ou espaços para ver previamente o resultado.

A Alibaba, empresa chinesa de e-commerce, já usa realidade virtual através de sua plataforma móvel VR Buy + para que os usuários possam ter uma melhor visualização do produto que vão comprar.

4. Carteiras Digitais

Os pagamentos digitais estão aumentando cada vez mais no mundo. As carteiras digitais estão se expandindo para mais de 20.000 lojas e 31% dos americanos provavelmente usarão uma carteira digital em seu dispositivo móvel.

Para um usuário, ter uma carteira digital significa ter cartões de débito e crédito vinculados a um aplicativo e selecionar a opção mais adequada ao fazer uma compra online. Usando o painel de administração que vem com uma carteira digital, você pode gerenciar todas as informações sobre os pagamentos feitos e operações de loja.

Para os varejistas, trata-se de simplificar o processo de checkout, tendo a automação da loja e economizando um tempo considerável. Os pagamentos podem ser recebidos por meio de cartões de débito ou crédito (como MasterCard  ou  Visa), desde que o consumidor tenha conta de comerciante. As vantagens são que eles não precisam configurar sistemas de pagamento separados e o provedor é quem cuida da manutenção da conta.

5. Entrega com drones

O comportamento do cliente evoluiu desde a pandemia de COVID19, o enorme aumento no ecommerce e nas compras online no ano passado abriu o caminho para novas maneiras de entregar produtos aos consumidores. Em alguns anos, espera-se que drones possam ser vistos no céu fazendo entregas de porta em porta nas cidades americanas.

A Amazon é pioneira em entregar pacotes aos clientes em média em apenas meia hora. O aplicativo de compras é chamado de Amazon Prime Air e os volumes (pacotes) aéreos pesam 2,27 quilos ou menos. Eles só podem operar em áreas pouco povoadas, bairros rurais ou residenciais na periferia da cidade. No futuro, esse tipo de método de entrega pode aumentar.

Resumo

Essas tendências tecnológicas no setor varejista são excelentes avanços tecnológicos para começar a fazer as mudanças que permitem às empresas aumentar suas possibilidades de vendas, programas de fidelidade, sua visibilidade e posicionamento da marca. As tendências tecnológicas continuarão a evoluir, e é muito provável que essa evolução continue na direção que o omnichannel está apontando.

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