7 maneiras de melhorar a experiência no PDV da sua loja

Oct 10, 2022 | Blog

Sistemas POS/PDV (Point of Sale) são vitais para qualquer negócio de varejo. No entanto, muitas empresas não estão aproveitando ao máximo esta oportunidade por estarem desatualizadas.

O Sistema de Ponto de Venda (POS/PDV) é responsável por receber pagamentos, acompanhar estoque e gerenciar os dados das vendas. Se o seu POS/PDV estiver desatualizado ou funcionando mal, ele pode afetar seriamente suas vendas, por isso é essencial garantir que seu sistema esteja atualizado e funcionando corretamente.

Neste Blog, apresentamos uma lista de verificação do que você deve levar em conta em seu Sistema de Ponto de Venda, e então apresentamos sete pontos fundamentais para melhorar seu sistema POS/PDV, para que você possa aproveitá-lo ao máximo e levar seu negócio ao próximo nível.

Checklist do seu Sistema de Ponto de Venda

 

1. O software está atualizado?

 

O primeiro passo principal será atualizar seu software para a versão mais recente para que você tenha as últimas atualizações. Muitas vezes as atualizações contemplam melhorias substanciais, além de oferecer múltiplas vantagens para a segurança. As atualizações também permitem que o sistema POS/PDV fale a mesma língua que os mais recentes avanços tecnológicos e tendências do setor, por isso vale a pena garantir que eles sejam atualizados.

Software desatualizado pode causar todos os tipos de problemas, por exemplo, falhas de funcionamento e vulnerabilidades de segurança. Certifique-se de que está usando a versão de software mais recente e que todas as atualizações foram aplicadas. Esse é um passo essencial para garantir um sistema funcional e seguro. Além disso, recomendamos verificar atualizações periodicamente.

 

2. Os Funcionários estão aproveitando todo o potencial do Software?

 

O ideal é ter um software intuitivo que seja fácil de usar. Para aproveitar ao máximo o seu sistema POS/PDV, você deve treinar seus funcionários sobre como usá-lo, e eles devem estar familiarizados com todos os recursos e saber como navegar no sistema.

Muitas empresas assumem que seus funcionários sabem usar o sistema de POS/PDV corretamente, mas nem sempre isso é verdade, o que acaba levando a erros e vendas perdidas.

Treiná-los sobre como processar transações de forma rápida e precisa, gerenciar o inventário e acompanhar os dados de vendas e o gerenciamento de envio é fundamental. Essas informações podem ajudá-lo a tomar melhores decisões e melhorar seus resultados.

 

3. Você mantém seus dados atualizados?

Manter os dados do seu Sistema de Ponto de Venda (POS/PDV) organizados e atualizados é vital. Isso ajudará você a operar seu negócio de forma mais eficiente.

Principais áreas que requerem dados atualizados

 

  1. Inventário: Certifique-se de atualizar regularmente seu inventário no sistema POS/PDV. Isso vai ajudá-lo a manter o controle de suas ações e sempre ter disponíveis os itens mais importantes.
  2. Vendas. Certifique-se de classificar e organizar seus dados de vendas no Sistema POS/PDV. Isso vai ajudá-lo a acompanhar as tendências e entender como seu negócio se comporta ao longo do tempo.
  3. Clientes. Você pode entrar em contato com seus clientes nos horários corretos? Seus dados de PDV serão vitais para alcançar seus clientes para fins de marketing e aumentar as vendas. Além disso, você pode oferecer promoções de aniversário, programas de fidelidade e identificar preferências de compra.

7 chaves para melhorar seu sistema POS

1. Invista em um sistema POS/PDV moderno

Para aumentar seus lucros é adequado investir em um sistema POS/PDV moderno que permita que você dimensione e direcione seu negócio para onde você quer. Então, se o seu sistema já tem alguns anos, ou você não tem certeza se está na vanguarda da tecnologia, talvez seja hora de ir para o próximo nível.

Muitos sistemas POS/PDV modernos são muito mais fáceis de usar e mais eficientes do que os modelos mais antigos. Esses sistemas são frequentemente ricos em recursos, podem lidar com transações mais relevantes mais rapidamente, atualizar sistemas de estoque e inventário em tempo real e conectar mais e melhor as vendas com os clientes.  

2. Aumentar o potencial do Sistema POS/PDV combinado outras tecnologias

Não se limite a apenas um sistema de POS/PDV adequado. Um excelente sistema de POS/PDV considera todas as áreas do seu negócio. As necessidades atuais de uma empresa de varejo exigem a combinação de diferentes plataformas de Software para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Por exemplo:

   

  • Sistemas de CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento de relacionamento com o cliente)
  • Os sistemas de clienteling permitem personalizar a experiência da loja
  • Sistemas de marketing automatizados ajudam você a realizar campanhas e promoções, tanto para clientes existentes quanto para clientes em potencial.

3. Acompanhe as últimas tendências tecnológicas

Os sistemas POS/PDV estão em constante evolução e melhoria, funcionando de forma mais eficiente e oferecendo mais recursos do que nunca.

Acompanhar as tendências e os avanços tecnológicos será essencial para se destacar. Hoje, as empresas de varejo de ponta estão aproveitando os melhores sistemas de POS/PDV que lhes permitem incorporar Inteligência Artificial ao varejo conversacional, fazendo vendas por meio de e-commerce e redes sociais e reforçando uma estratégia omnichannel para os clientes.

Em geral, um sistema POS/PDV bem-sucedido hoje deve impulsionar uma experiência perfeita e perfeita do cliente.

 

4. Alcançar experiências perfeitas usando dados

Oferecer experiências de compras integradas e perfeitas em todos os pontos de contato tornou-se o padrão esperado pelos clientes hoje.

Os varejistas mais visionários reconhecem que criar e manter uma experiência consistente junto aos clientes on-line e off-line é imperativo. Para isso, coletar e analisar dados em diferentes canais é fundamental, permitindo que eles tenham clareza sobre suas experiências com os clientes.

5. Incorpore uma estratégia omnichannel

A incorporação de uma estratégia Omnichannel começa com o uso de um POS/PDV conectado a todos os pontos de contato do seu negócio. Por exemplo, se uma empresa de varejo vende algo em sua loja física e então gera vendas online momentos depois, o estoque é atualizado em tempo real, portanto, não há falhas de comunicação ou de atualização de estoque disponível para venda.

Os varejistas que usam dados de POS/PDV para conectar o que está acontecendo online e na loja física ganham uma vantagem competitiva, posicionam-se à frente da concorrência e superam as expectativas dos clientes. 

Os usuários podem executar rapidamente relatórios de POS/PDV e descobrir uma visão completa do negócio, desde os momentos de maior movimento em suas lojas até os níveis de estoque ideais, melhorando as vendas e as experiências dos clientes.

6. Usando o potencial da sincronização em nuvem em tempo real

Um sistema de POS/PDV baseado em nuvem é cada vez mais necessário por garantir segurança, disponibilidade e desempenho. Os sistemas POS/PDV precisam fornecer informações em tempo real sobre todas as transações, tanto on-line quanto na loja física, e para isso acontecer, a nuvem é fundamental. 

Com a nuvem, os varejistas podem verificar o estoque, enviar faturas e gerenciar melhor seus funcionários e clientes. Eles também podem criar e exportar relatórios personalizados, ajudando os varejistas a serem mais eficientes e assertivos, em benefício dos clientes e dos negócios. 

7. Abrir oportunidades de venda

Além do POS/PDV ser um destino para processamento de pagamentos, ele também apresenta uma oportunidade para os varejistas aumentarem suas vendas médias.

Levando isso em conta, quando os clientes decidem comprar algo, seu negócio pode oferecer a oportunidade de encontrar mais ofertas e produtos similares, seja no momento presente ou posterior por outros meios, de acordo com sua estratégia de comunicação de marketing. Com isso, os clientes sentem que sua marca está atenta e comprometida em oferecer-lhes produtos e serviços adaptados às suas necessidades e expectativas. 

Então, o que podemos concluir a partir de um bom sistema de ponto de venda?

 

Quando se trata de Sistemas de Ponto de Venda (POS/PDV), há dois níveis, o nível básico em que os requisitos essenciais para fazer e registrar vendas são atendidos, e um segundo nível que leva as empresas de varejo a se destacarem. 

Melhorar um sistema de POS/PDV requer considerar o básico, como garantir que o software esteja atualizado, que a equipe de vendas possa e saiba usá-lo facilmente e tirar o máximo proveito dele, e que a saída de dados do sistema POS/PDV seja usada para gerar mais vendas. 

No entanto, os avanços tecnológicos e as novas expectativas dos clientes, levam as empresas de varejo a aspirar outro nível que, apenas os sistemas de POS/PDV, podem alcançar em combinação com outros sistemas e funcionalidades.

Se você está pensando em melhorar seus Sistemas de Ponto de Venda, talvez seja hora de investir em um sistema moderno que ofereça à sua empresa o potencial das tendências mais avançadas no varejo atual. 

 

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