4 Tendências de Sucesso para Envolver os Consumidores
Os consumidores estão mudando seu comportamento à medida que as tendências sociais evoluem ao redor do mundo. Hoje, a escolha de um produto leva em conta mais do preço ou qualidade. Um dos fatores que os consumidores agora levam em consideração ao comparar de uma empresa são os valores que influenciam seus produtos e serviços. Então, quais serão as estratégias do varejo, considerando os aspectos sociais em 2021?
O que essas mudanças significam para as empresas?
São 4 tendências principais que redefinem o futuro do setor varejista e que influenciarão o comportamento do consumidor em suas decisões de compra.
1. Marcas inclusivas e autênticas
A inclusão social tornou-se um valor essencial para os consumidores preocupados com um mundo mais igualitário. Muitas marcas estão incorporando iniciativas de diversidade social e de gênero, bem como premissas de justiça social em suas estratégias. Os especialistas dizem que as marcas precisam pensar a longo prazo para ver quais comportamentos são verdadeiramente autênticos no que diz respeito à comunicação e conexão honesta com o público. Ser autêntico significa abraçar esses valores ao longo de toda a experiência da marca, e não apenas se agarrar a uma tendência para se manter atualizado. Os clientes se identificarão com aqueles que naturalmente adotam esses valores.
2. Consumo ético e local
A crise econômica provocada pela pandemia e a emergência climática levam cada vez mais os consumidores a dar preferência por realizar suas compras em lojas locais e priorizar produtos nacionais. Da mesma forma, os estabelecimentos locais vão ganhando cada vez mais espaço. As lojas de fast-fashion precisam criar novas estratégias de cuidado com o meio ambiente e fabricação ética de produtos, pontos focais para os consumidores. A H&M, por exemplo, está incorporando moda sustentável em suas roupas. Pelo menos 50% de cada peça é feita de materiais sustentáveis, como algodão orgânico ou poliéster reciclado, ganhando a preferência dos clientes.
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3. Varejo de bem-estar
Embora a saúde continue sendo o foco dos consumidores, muitas marcas estão incorporando o bem-estar em seus próprios negócios. Uma classe média emergente de compradores jovens e idosos reconhece a prevalência de doenças crônicas que continua a impulsionar a demanda. Além disso, as preferências dos consumidores por ofertas naturais e opções de estilo de vida saudável aumentaram. A Petco anunciou recentemente sua transformação em uma marca de saúde e bem-estar e agora está desenvolvendo uma campanha publicitária para promover a nova abordagem. A adoção de animais de estimação cresceu muito durante a pandemia e continuará a ser uma tendência nos próximos anos.
4. Visão centrada no cliente
As marcas que triunfarão nesta crise são aquelas que integram a tecnologia como meio de obter conhecimento aprofundado do cliente em tempo real. Com as informações obtidas nas fontes digitais, o varejista agora pode se antecipar ao comportamento de compra dos consumidores para oferecer o produto certo, no momento certo, a um determinado tipo de consumidor, com o objetivo de aumentar as vendas e aumentar a satisfação do cliente. Os consumidores apreciam que as marcas conheçam suas preferências com antecedência, para que possam personalizar suas compras. É por isso que as empresas devem ter a tecnologia necessária para incorporar uma estratégia omnicanal em todos os seus PDV.
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