Como Escolher o Melhor Software de Ponto de Venda para sua Empresa de Varejo

Aug 23, 2022 | Blog

Se você tem uma pequena empresa ou uma grande empresa, uma das decisões mais importantes para sua empresa de varejo é escolher o melhor software de ponto de venda. Essa decisão determinará como as informações do seu negócio fluem e como suas vendas evoluem.

Independentemente de você ter um bom sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de ponto de venda é essencial para gerenciar uma empresa de varejo, uma vez que ajuda você a automatizar o processamento de pagamentos, bem como rastrear vendas e dados relevantes para operar uma loja de varejo, como a disponibilidade de seus produtos ou itens em lojas e armazéns, seus perfis de clientes, entre muitos outros recursos de gestão.

Atualmente, existem muitas opções diferentes de software de ponto de venda disponíveis no mercado, por isso é importante encontrar a opção POS/PDV certa para as necessidades do seu negócio de varejo. E nós queremos ajudá-lo a fazer isso!

Neste artigo, compartilharemos 5 coisas que você deve considerar para escolher o melhor software point of sale para o seu negócio de varejo, depois que a pandemia COVID 19 redefiniu a forma como as empresas de varejo operam. Uma solução que permite que você esteja na vanguarda da tecnologia enquanto você atende às necessidades do seu cliente.

O que é um Sistema de Ponto de Venda (PDV) – Point of Sale (POS)?

O software POS/PDV é um software de computador que ajuda as empresas de varejo a executar suas operações de negócios. Falando sobre o hardware POS/PDV, ele pode ser usado em desktops, laptops ou até mesmo dispositivos móveis, como tablets Android ou iPad POS/PDV, e pode incluir recursos de gerenciamento, como sistemas de pedidos, caixa registradora, controle de estoque, processamento de pagamentos, scanners de código de barras e telas de ponto de venda onde as transações são concluídas na frente dos clientes.

Existem muitos tipos diferentes de software POS/PDV disponíveis no mercado hoje, no entanto, é importante saber escolher o melhor, para que ele possa atender aos requisitos mais atuais que os clientes estão procurando e é fácil de usar, bem como um sistema poderoso para o seu negócio para capacitar seus vendedores.

Como saber se um software POS/PDV é bom?

  • É simples e descomplicado: O software deve ser fácil de aprender e usar, especialmente para novos funcionários.
  • Ele oferece rastreamento de dados: o setor de varejo precisa ser capaz de acompanhar vendas, dados gerais e outras métricas importantes.
  • Ele oferece forte segurança: o software POS/PDV deve incluir recursos que protegem contra fraudes e roubos.
  • É personalizável: os fornecedores devem oferecer uma ampla gama de opções de personalização, permitindo que os gestores de varejo criem um sistema único para eles.
  • Possui uma interface amigável: boas soluções de POS/PDV permitem que os funcionários as usem intuitivamente, sem a necessidade de treinamento constante.
  • Ele ajuda o varejista a negócios a tomar decisões em tempo real: um sistema de POS/PDV baseado em nuvem permitirá atualização imediata, sincronização e relatórios em tempo real, de modo que as decisões que você toma sejam baseadas nas informações corretas no momento correto.

Gestão de vendas, gerenciamento avançado de estoque e poder vincular estoque às vendas também são recursos importantes. Sem registros precisos do que está em estoque e do que foi vendido, torna-se impossível gerenciar suas finanças ou acompanhar a atividade de seus clientes.

Um bom sistema de POS/PDV de varejo também permite que você acompanhe as vendas e os níveis de estoque diariamente, semanalmente ou mensalmente, para que você possa tomar decisões fundamentadas e baseadas em lançamentos e preços futuros de produtos.

Além disso, um sistema abrangente de Ponto de Venda fornece recursos de rastreamento para seus clientes. Por exemplo, ser capaz de saber quem está comprando o que e quando, ou quais produtos estão saindo das prateleiras e quais não estão.

5 dicas para escolher o melhor software pos para sua empresa de varejo

1. Considere quais são os seus objetivos de negócio. Para que você usará o sistema POS/PDV?

Antes de escolher um software POS/PDV, é importante determinar os objetivos de negócios da sua empresa. Como qualquer decisão importante, a estratégia que você está considerando implementar é um fator-chave em um mundo com tanta concorrência, e em que as regras mudam e são reinventadas todos os dias. Por isso, será muito importante fazer perguntas como:

Você quer aumentar as vendas? Controlar inventário? Reduzir custos administrativos? O que você precisa do software para fazer? Você precisa acompanhar vendas e dados? Criar perfis de clientes? Fazer gestão do cliente? Fazer processamento de pagamentos? Apoiar um Programa de Fidelidade? Atender seus clientes na loja e online, ou através de vários canais? Atualizar seu sistema para ser omnichannel?

Todas essas tarefas mencionadas podem ser executadas com diferentes sistemas de POS/PDV. Responder a essas perguntas antes de tomar qualquer decisão sobre qual POS/PDV implementar, será de grande importância para atender aos objetivos da sua empresa de varejo.

2. Avalie a relação custo-benefício

Ao escolher um software de ponto de venda para o seu negócio de varejo, é importante considerar a relação custo-benefício. O software de ponto de venda pode melhorar a eficiência e economizar tempo acelerando as transações, mas é importante pesar os benefícios contra os custos. Os cinco pontos a seguir podem ajudá-lo a calcular a relação custo-benefício:

  • Avalie quanto tempo de transação ou processamento de pagamentos é desperdiçado devido a ineficiências em seu sistema atual.
  • Determine quanto dinheiro poderia ser economizado eliminando erros e acelerando transações. Quanto tempo você está levando para gerar relatórios, e quanto isso custa ao seu negócio.
  • Calcule a margem bruta potencial para cada sistema de ponto de venda em seu negócio de varejo.
  • Calcule quanto investimento adicional você está fazendo em marketing porque você não tem um sistema que lhe permita integrar suas estratégias de marketing e entrar em contato com seus clientes, ou implementar estratégias de gestão de clientes.
  • Compare pontos de preço e recursos POS/PDV para encontrar a melhor opção para suas necessidades.

E, claro, será essencial considerar seu orçamento. Considere quanto você está disposto a gastar em um sistema POS/PDV, uma vez que alguns dos sistemas mais populares podem variar em preço de US $ 100 a US $ 10.000.

Outro fator para determinar a relação custo-benefício é avaliar a atual infraestrutura tecnológica da sua empresa. Talvez um grande investimento em hardware POS/PDV já tenha sido feito e a melhor opção é tirar o máximo proveito dele. No entanto, na relação custo-benefício, nenhum custo é maior do que a necessidade de se manter atualizado, satisfazer as necessidades do seu cliente e gerar mais vendas.

Sem dúvida, estar atualizado com um sistema de ponto de venda omnichannel é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Longe de ser um custo adicional ou um software “bom de ter”, seu sistema de ponto de venda determinará o futuro da empresa, uma vez que simplifica a gestão do seu negócio e aumenta suas vendas.

3. Compare diferentes tipos de software POS/PDV: on-premises, cloud based ou híbrido.

O software POS/PDV vem em três tipos principais: local, baseado em nuvem e híbrido. Cada um deles tem vantagens e desvantagens.

O software local é instalado em servidores da empresa. Isso significa que a empresa tem controle total sobre ele e pode facilmente atualizá-lo. No entanto, este tipo de software POS/PDV é mais caro de instalar e manter do que os outros dois tipos.

Um software baseado em nuvem é executado em um servidor remoto de propriedade da empresa ou de terceiros. Isso significa que a empresa não precisa investir em hardware ou software, mas sacrifica algum controle sobre como o software é atualizado e gerenciado. Sistemas baseados em nuvem são mais fáceis de usar do que sistemas locais, e hoje em dia oferecem muito mais segurança e desempenho do que sistemas no local.

Sistemas híbridos combinam elementos dos três tipos de software. Por isso, vai depender de suas necessidades para escolher a modalidade que melhor se adequa à sua empresa de varejo.

4. Certifique-se de que o POS/PDV é Omnichannel

Omnichannel POS/PDV refere-se ao uso de vários canais (internet, smartphone, aplicativos móveis, e-commerce) para interagir com os clientes e gerenciar transações de vendas. Aproveitando esses canais, as empresas podem melhorar a fidelidade e o serviço dos clientes e aumentar a receita eliminando a necessidade de os clientes visitarem vários locais ou fazerem várias chamadas telefônicas.

Existem vários fatores a considerar na seleção de uma plataforma omnichannel POS/PDV: os canais digitais e de distribuição que as empresas usam com mais frequência, quanta personalização é desejada, por exemplo, preços, escalabilidade, integrações e parcerias disponíveis, entre outros.

Vantagens de ter um POS/PDVS Omnichannel

O primeiro benefício de um POS/PDV omnichannel é que uma empresa pode aumentar suas vendas em um curto período. O software Omnichannel POS/PDV permite que o varejista rastreie o comportamento e as preferências do cliente em todos os canais, permitindo que a empresa ofereça uma experiência de compra mais personalizada. Isso significa que os clientes são mais propensos a comprar itens que estavam interessados, e não são tão influenciados por anúncios ou outros materiais promocionais. Além disso, se um item estiver esgotado em um canal, mas disponível em outro, o varejista pode encomendá-lo automaticamente no canal fora de estoque, economizando tempo para os clientes.

Os varejistas que adotam um software de ponto de venda omnichannel (POS/PDV) podem obter vários benefícios importantes.

  • Os terminais omnichannel POS/PDV permitem que os varejistas lidem com transações de forma mais eficiente e amigável ao cliente.
  • O uso de sistemas de POS/PDV omnichannel permite que os varejistas rastreiem as vendas, o estoque e os dados de forma mais eficaz.
  • O uso de sistemas POS/PDV omnichannel pode ajudar a impulsionar a fidelidade do cliente, facilitando a compra em toda a rede de lojas de um varejista.
  • Os sistemas omnichannel POS/PDV podem ajudar os varejistas a reduzir custos associados às operações tradicionais de varejo, como mão-de-obra e despesas gerais.
  • A adoção de um POS/PDV de varejo omnichannel pode posicioná-lo como um fornecedor líder de serviços ao consumidor em todos os canais.
  • Um sistema Omnichannel POS/PDV fornece um serviço melhor, ajudando a reduzir as reclamações dos clientes.

5. Certifique-se de que ajudará a melhorar a experiência do cliente

Os varejistas que desejam melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelização do cliente, devem escolher o software ponto de venda (POS/PDV) que atenda às necessidades de seus negócios. O software POS/PDV certo pode ajudar a garantir transações precisas de vendas e economizar tempo, enquanto também oferece tempos de espera reduzidos para os clientes.

Os clientes exigem cada vez mais experiências diferenciadas em todos os aspectos de suas vidas, especialmente as que vivenciam durante suas compras. Isso levou a uma demanda por sistemas de POS/PDV que proporcionam uma excelente experiência ao cliente. As empresas de varejo precisam considerar como podem melhor atender a essa demanda e manter os custos baixos.

Existem diferentes maneiras de melhorar a experiência do cliente com sistemas POS/PDV. Algumas técnicas populares incluem manter funcionários amigáveis e prestativos, menus e quiosques fáceis de usar e layouts que agradam aos olhos. É importante que os gestores de varejo escolham o software POS/PDV certo para suas necessidades, pois nem todos os sistemas oferecerão todos esses recursos de POS/PDV.

Os varejistas também podem se beneficiar do uso de sistemas de POS/PDV que fornecem relatórios em tempo real e análises diárias. Isso pode ajudá-los a entender como seus clientes estão usando o sistema e quais áreas podem ser melhoradas no futuro.

O que vem depois?

O setor de varejo tem uma ampla gama de softwares POS/PDV para escolher, cada um com seu próprio conjunto de prós e contras. A opção POS/PDV certa dependerá das necessidades específicas da sua empresa de varejo.

Com tantas opções disponíveis, é importante fazer sua pesquisa e encontrar o software certo para as necessidades do seu negócio. Há muitos fatores a considerar ao escolher um sistema de ponto de venda para um negócio de varejo, no entanto, os empresários podem encontrar o sistema que lhes permite estar na vanguarda da tecnologia e fazer parte dos negócios que prosperam na nova realidade pós-COVID19.

Você está pronto para escolher o seu software Point of Sale – Ponto de Venda (POS/PDV)?

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