Como os varejistas podem aproveitar a tecnologia para prosperar no período de festas?
A tecnologia de varejo tornou-se uma grande parte do setor – especialmente nos últimos anos. Entrando no período de festas de 2022, Jonathan Mauerer, da Teamwork Commerce, pergunta por que é tão importante para os varejistas ultrapassar os limites da inovação com sua adoção tecnológica?
A adoção tecnológica não é novidade para os varejistas. A indústria tem tido que evoluir continuamente e utilizar diferentes soluções para se envolver com um número crescente de consumidores digitais. No entanto, no ambiente atual, em que os consumidores têm uma profusão de opções de compras on-line e off-line ao toque de um botão, os varejistas devem estar preparados com tecnologias de última geração para proporcionar aos consumidores a melhor experiência possível.
Historicamente, sempre houve concorrência separada tanto no varejo físico tradicional quanto entre os varejistas de e-commerce. Agora, todos estão competindo uns com os outros porque a tecnologia evoluiu ao ponto em que, se você não tem um canal de vendas online e uma presença de loja física, você está em uma desvantagem significativa. Os consumidores são extremamente exigentes. Eles sabem que se um varejista não lhes dá a experiência que ele quer, outro irá dar. E eles vão mudar sem nenhum problema.
Personalizar experiências para cada consumidor tornou-se a chave para reter consumidores e atrair novos. Tecnologias como inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) tornaram-se fundamentais para permitir que os varejistas personalizem experiências baseadas em hábitos e preferências do consumidor.
Quais tecnologias você acha que podem ajudar os varejistas a personalizar a experiência dos consumidores?
Soluções alimentadas com IA e ML podem ajudar os varejistas a analisar dados de consumidores com base em transações, demografia, preferências de tipo de produto, histórico de compras, programas de fidelidade, bem como comportamentos de compra – ajudando-os a fornecer uma experiência cada vez mais personalizada. O papel da tecnologia não para na análise, no entanto.
Com a solução certa, os varejistas podem criar uma solução de varejo abrangente que começa na entrada do funil de vendas e não termina até que o cliente deixe a loja com sua compra na mão. Sim, os varejistas têm análises, mas também têm acesso a CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento de relacionamento com o cliente) seguro, gerenciamento de pedidos e a utilização correta do inventário, cliente e ponto de venda móvel (MPOS).
Quando integrados corretamente, os varejistas podem fornecer aos seus clientes uma experiência de compra perfeita que recompensa a lealdade. Eles não só gostam muito da jornada do cliente, como também têm um incentivo para retornar.
Qual o papel dessas tecnologias em ajudar os varejistas a aproveitar ao máximo um período de festas movimentado?
Os varejistas modernos precisam não apenas serem capazes de atender os consumidores em um mix de canais de vendas offline e online, mas eles precisam fornecer uma oferta sob medida para cada cliente. Considere a Black Friday, a tradicional abertura do período de compras do período de festas. A cada ano fica maior e maior, e a pandemia levou a indústria varejista ao caos quando percebeu o quanto as compras seriam concluídas online naquele ano. No ano passado, houve mais vendas na loja à medida que a recuperação do Covid-19 continuou, mas os compradores ainda estavam apreensivos quanto a visitar as lojas físicas.
Agora que a pandemia está melhor controlda e verdadeiramente atrás de nós, esperamos que este ano seja uma mistura completa de online e off-line. Os varejistas precisam de uma solução omnichannel abrangente que atenda tanto às compras online quanto off-line. Ao integrar totalmente todos os canais, os varejistas podem entender seus clientes, desde o início. Eles também podem ser flexíveis de acordo com as demandas dos consumidores, monitorando as preferências de compra, permitindo que os clientes variem entre os canais de venda como quiserem e proporcionando uma experiência ininterrupta. O sistema certo atenderá a tudo isso ao mesmo tempo.
Uma consideração fundamental para o período de festas é levar em conta o quão movimentadas as lojas podem ficar. Um bom sinal para os varejistas, mas doloroso para os clientes. Os varejistas não podem subestimar o poder da experiência na loja e quanto mais clientes nas lojas, mais oportunidade de vendas. Mas os clientes são afastados e repelidos por longas filas e tempos de espera. Um sistema de ponto de venda fácil de usar, mas multi-característica, pode ser essencial para fornecer aos clientes uma experiência de checkout suave concluída em segundos. A tecnologia de POS/PDV móvel certo é um recurso crucial e permitirá que os varejistas maximizem a receita, fornecendo uma experiência incrível na loja, em especial durante os próximos meses.
Leia mais na KDS Europe aqui: https://kdseurope.com/KDS-Magazine-August-September-2022-Issue/
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