Como priorizar os propósitos e as causas sociais pode ajudar seu negócio?

Oct 19, 2022 | Blog

Em um mundo em que os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos e das sociais e ambientais das marcas que compram, torna-se cada vez mais importante que as empresas se concentrem em seu impacto social.

Priorizar o impacto social e os propósitos podem ajudar sua marca de muitas maneiras, desde melhorar a fidelização do cliente até atrair os melhores talentos, ou até mesmo, em última instância, gerar mais vendas.

Neste blog, apresentamos as principais razões pelas quais você pode querer considerar tornar os impactos e os propósitos uma prioridade para sua marca.

O que é impacto social?

Nos últimos anos, houve um maior foco no impacto social e na sua conexão com as marcas.

O impacto social é o efeito de uma organização ou indivíduo no bem-estar da sociedade. Pode ser positivo ou negativo, podendo ser medido em termos de resultados econômicos, sociais ou ambientais.

Especificamente no setor varejista, o impacto social é frequentemente usado de forma intercambiável com termos como “responsabilidade social corporativa” ou “sustentabilidade”. Embora esses conceitos estejam relacionados, cada um tem seus próprios significados distintos.

A responsabilidade social corporativa geralmente se refere aos esforços de uma empresa para fazer o bem além de suas operações normais, enquanto a sustentabilidade se concentra em garantir que as práticas de uma empresa sejam social e ambientalmente corretas, bem como sustentáveis a longo prazo.

O que é um negócio orientado para o propósito?

Uma empresa orientada a um propósito significa algo maior do que seus produtos e serviços e potencialmente alavanca o crescimento.

De acordo com a Deloitte, “as empresas orientadas a propósito testemunham maiores ganhos de participação de mercado e crescem três vezes mais rápido em média do que seus concorrentes, ao mesmo tempo em que alcançam maior força de trabalho e satisfação do cliente”.

79% dos líderes empresariais, diz a PWC, acreditam que esse propósito é central para o sucesso, afirmando que “os funcionários veem o propósito como uma forma de trazer significado ao seu trabalho e entender as contribuições que estão fazendo para a empresa, bem como para a sociedade”.

Assim, podemos dizer que uma empresa que tem um propósito claro e que busca e tem impacto social positivo tem mais chance de se destacar e ser mais competitiva.

Por que seu negócio pode quer priorizar o impacto social e o propósito?

As empresas que priorizam o impacto social e o propósito não estão apenas fazendo o bem para o mundo, mas também estão colhendo os benefícios para sua marca.

Quando os clientes veem que uma empresa está retribuindo à comunidade ou trabalhando para fazer uma diferença positiva no mundo, eles são mais propensos a apoiar essa marca.

Ter um propósito e um impacto social positivo ajuda as empresas varejistas a:

  • Construir uma reputação mais positiva e a imagem da marca
  • Aumentar a fidelização dos clientes, já que o Barômetro Edelman Trust 2022 revela que 58% dos consumidores “compram ou defendem marcas com base em suas crenças e valores”.
  • Atrair e reter os melhores talentos, já que  60% dos funcionários estão cada vez mais procurando locais de trabalho que tenham um impacto social positivo e escolham um lugar para trabalhar. 
  • Aumente a confiança dos investidores, pois 64% investem com base nas crenças e valores da empresa. 

Os benefícios da priorização do impacto social para as empresas 

O estudo Marcas Significativas da Havas Media mostra que 73% das pessoas acreditam que as marcas devem agir rapidamente para o bem da sociedade e do planeta. 

O estudo revela que 53% dos consumidores estão prontos para pagar mais por uma marca que se posicione sobre questões ambientais e sociais.

De fato, 80 % dos consumidores estariam dispostos a pagar mais se uma marca aumentasse seus preços para ser mais ambiental e socialmente responsável, ou para pagar salários mais altos aos seus funcionários. (Deloitte)

O poder das empresas orientadas para propósitos

Empresas que se concentram no propósito e no impacto social tendem a ser mais produtivas, inovadoras e ter funcionários mais felizes.

Um estudo da Deloitte revela que as empresas orientadas a propósitos relatam “níveis 30 % mais altos de inovação e 40 % mais altos de retenção de força de trabalho do que seus concorrentes”.

Portanto, não só priorizar o impacto social e ter um propósito claro é bom para o mundo, mas também é bom para os negócios. Marcas que se concentram em fazer a diferença estão vendo resultados reais.

Tudo começa com o “Por que?”!

“As pessoas não compram o que você faz, compram por que você faz”, como o autor e palestrante Simon Sinek mostrou aos líderes empresariais em todo o mundo. Mas muitas marcas podem querer prestar mais atenção.

94% dos consumidores dizem que o propósito é importante, mas apenas 37% acreditam que as empresas têm um propósito claro e forte, de acordo com um estudo do Zeno Group

Então, se você quer que seu negócio lidere com propósito, comece entendendo porque essa pode ser uma boa ideia.

Para encontrar a sua empresa “porque” você pode fazer-se estas perguntas:

  • Para que causa coletiva ou crença seu negócio existe?
  • Como sua empresa contribui para com uma visão melhor do futuro?
  • O que faz da sua empresa relevante para o mundo?
  • Como sua empresa contribui para mundo melhor?

3 Estudos de caso de empresas que tiveram sucesso com foco no impacto social & Propósito

Quando se trata de fazer o bem e fazer a diferença, as empresas têm se concentrado cada vez mais no impacto social nos últimos anos. Da sustentabilidade à doação de práticas de caridade, as empresas estão encontrando novas maneiras de retribuir e causar um impacto positivo no mundo.

Aqui estão três estudos de caso de empresas que tiveram sucesso focando no impacto social, bem como no propósito:

Patagónia

Uma das marcas de vestuário ao ar livre mais conhecidas, a Patagônia sempre foi focada no ambientalismo e na sustentabilidade. Além de utilizar materiais e práticas sustentáveis, a empresa também destina 1% de suas vendas para organizações ambientais em todo o mundo, tendo doado mais de US$ 100 milhões.

Como resultado de seu compromisso com a responsabilidade social, a Patagônia tornou-se uma marca amada com uma base de clientes leal.

Vale mencionar que em setembro de 2022, o fundador, bilionário Yvon Chouinard doou toda a sua empresa para uma entidade especialmente projetada para combater as mudanças climáticas.

Adidas

A marca de três faixas baseou sua estrutura de responsabilidade em 3 pilares complementares: envolvimento da comunidade, engajamento dos funcionários, doação corporativa. Suas iniciativas trazem acesso à aptidão para crianças entre 5 e 12 anos. O Programa de Empoderamento de Mulheres parkinson e a SOS Chilldren’s Village, que é uma das maiores organizações não governamentais dedicadas a apoiar crianças sem famílias no mundo.

A partir de 2024, somente plástico reciclado será usado em seus produtos, e até 2050 toda a produção será neutra em termos climáticos.

Nordstrom

Este conhecido varejista de Seattle, durante a pandemia, lançou a Nordstrom Cares aumentando as doações de roupas em quase 42%, e reduziu o uso de energia em 20,3% por metro quadrado ao longo de cinco anos e até se comprometeu a fazer 1 milhão de máscaras para os profissionais de saúde nas linhas de frente do COVID-19. 

A Nordstrom cumprirá 6 principais metas de sustentabilidade ambiental até 2025: reduzir o consumo de plástico de uso único em 50%, usar matérias-primas sustentáveis em 50% dos produtos Nordstrom Made, estender a vida útil de 250 toneladas de roupas, garantir que 15% de todo o produto seja considerado sustentável, doar US$ 1 milhão para apoiar a inovação na reciclagem têxtil e estabelecer uma meta baseada em ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e arrecadar mais de US$ 2 milhões para sustentar jovens sem-teto,  e doou US$ 3,6 milhões para organizações sem fins lucrativos, entre outras iniciativas socialmente responsáveis.

Espera-se que os CEOs sejam a força da mudança no mundo

De acordo com o Barômetro Edelman Trust 2022, “84% das pessoas disseram que os CEOs devem ser pessoalmente visíveis ao discutir políticas públicas com stakeholders externos ou trabalho que sua empresa tem feito para beneficiar a sociedade”.

O mesmo estudo também revela que 60% das pessoas, ao considerar um emprego, esperam que o CEO fale publicamente sobre questões sociais e políticas controversas que lhes dizem respeito.

Digno de mencionar que as empresas familiares são as organizações mais confiáveis, então talvez eles tenham uma chance melhor de liderar a mudança que queremos ver no mundo.

Impacto social e propósito para um mundo melhor

Quando você se concentra em fazer uma diferença positiva no mundo, você naturalmente atrai atenção e seguidores.

Os consumidores estão cada vez mais interessados em apoiar marcas que compartilham seus valores, por isso, ao alinhar sua marca com uma causa, você pode melhorar seus resultados finais, ao mesmo tempo em que faz a diferença.

Há uma série de maneiras que as organizações podem aumentar seu impacto social. Uma delas é a parceria com outras organizações que têm uma missão semelhante, agora o mundo precisa disso mais do que nunca, e seu negócio de varejo pode crescer enquanto fazemos do mundo um lugar melhor.

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