Consumo consciente: como os varejistas podem atender as demandas da geração Z

Aug 31, 2023 | Blog

As demandas dos consumidores estão no centro do varejo e ser capaz de atendê-las de forma eficiente ajuda os varejistas a impulsionar as vendas. No entanto, os varejistas que querem prosperar a longo prazo devem entender que os valores do cliente são tão importantes quanto suas demandas.

É claro que esses valores diferem de geração para geração e os varejistas devem ser capazes de navegar por suas prioridades à medida que as preferências do consumidor continuam a evoluir. Por exemplo, com o crescente poder de compra da Geração Z, conhecida como Zoomers, os varejistas que são capazes de ganhar sua confiança garantirão sucesso a longo prazo à medida em que estes tornam clientes cada vez mais relevantes.

Os zoomers são altamente conscientes sobre o impacto que suas decisões de compra têm no meio ambiente. De acordo com a Statista, 62,7%  dos consumidores da geração Z se preocupa em rastrear seu impacto ambiental, com 75% classificando a sustentabilidade ambiental como um fator importante em suas decisões de compra. É claro que o impacto ambiental está se tornando uma prioridade significativa para o consumidor de hoje, e os varejistas devem encontrar maneiras de minimizar sua pegada de carbono e estabelecer operações mais verdes.

A tecnologia pode desempenhar um papel proeminente nesse sentido. Do gerenciamento da cadeia de suprimentos aos serviços na loja, os varejistas podem aproveitar o poder das soluções avançadas para se tornarem mais sustentáveis ambientalmente fazendo alguns ajustes consideráveis.

Tornando-se verde com previsão eficaz de demanda

Como consequência de previsões ineficazes, os varejistas muitas vezes enfrentam situações em que ficaram sem estoque ou estoques excedentes. O primeiro tem um impacto negativo nas vendas, enquanto o segundo aumenta desnecessariamente os custos. As emissões adicionais geradas pela fabricação, transporte e armazenamento desses produtos impactam negativamente o meio ambiente.

Para poder prever a demanda de forma eficaz, os varejistas devem ter visibilidade clara de seu estoque e operações de modo amplo e em tempo real. A solução de  gerenciamento de estoque da Teamwork Commerce permite que os varejistas tenham controle dinâmico sobre seu estoque com apenas um toque.

Além da automação e relatórios em tempo real, a solução de última geração fornece recomendações personalizadas aos varejistas com base em seus dados históricos e tendências contínuas. Esses relatórios personalizados permitem que os varejistas peçam itens apropriados, no momento certo e em uma quantidade adequada – o que, em última análise, os ajuda a aumentar a eficiência e reduzir os desperdícios e a pegada de carbono.

Além disso, a solução pode ser integrada com sistemas de ponto de venda (PDV) na loja para também ajudar os colaboradores da loja a tomar decisões melhor fundamentadas. Com 87% dos Zoomers desejando uma experiência de compra personalizada, a tecnologia de PDV certa pode ajudar os colaboradores da loja a personalizar as experiências, tendo todas as informações relevantes na ponta dos dedos.

Aumentando o valor das compras na loja

Além de fornecer a melhor experiência ao cliente na loja, os varejistas devem colocar a sustentabilidade no centro de suas operações físicas para ganhar a confiança da Zoomers. Eles podem conseguir isso de várias maneiras, seja recompensando os clientes que trazem suas próprias sacolas de compras recicláveis ou promovendo transações sem papel aproveitando soluções de PDV móvel (mPOS), os varejistas precisam adotar maneiras de priorizar a sustentabilidade em cada ponto de contato.

Os varejistas podem aproveitar a solução de PDV de ponta da Teamwork Commerce para visualizar os hábitos de compra dos clientes em todos os canais de vendas. Isso pode permitir ainda que os varejistas criem descontos e recompensas exclusivos para os clientes que trouxerem suas próprias sacolas de compras recicláveis.

Além disso, os varejistas podem criar perfis de clientes individuais a partir da solução de PDV e manter seus recibos armazenados na nuvem para promover transações sem papel. Isso também elimina o incômodo de carregar recibos para trocar um item ou processar devoluções para os clientes.

Preparação para o futuro

Espera-se que os zoomers continuem sendo uma geração-chave para os varejistas, e aqueles que atendem às suas demandas e valores podem se colocar em uma posição de destaque. Em um setor de varejo altamente competitivo, é essencial que os varejistas comecem a transformar suas abordagens tradicionais com base nos valores da Geração Z. Além disso, tornar-se mais sustentável em sua essência permite que os varejistas atinjam as metas de responsabilidade social corporativa (RSE) com mais facilidade.

Os varejistas devem ir além para reduzir sua pegada de carbono, não apenas para atrair os consumidores, mas também para desempenhar seu papel mais amplo em benefício do meio ambiente. Aproveitar a tecnologia em todo o seu potencial pode ajudar os varejistas a criar opções ecológicas para os clientes, o que pode colocá-los em vantagem competitiva.

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O Teamwork Commerce é uma solução de tecnologia flexível para varejistas que inclui POS, OMS, Clienteling, Controle de Estoque e Relatórios – um sistema baseado em nuvem que está em constante evolução para fornecer tecnologia de ponta para atender às necessidades do cenário de varejo em constante mudança. Com a solução omnichannel da Teamwork, os varejistas obtêm uma compreensão mais profunda de seus clientes para fornecer experiências personalizadas por meio de tecnologia invisível.

A solução Teamwork Commerce é definida como confiável pelos principais varejistas do mundo, incluindo Moose Knuckles, Colorado Rockies, Asics, Milwaukee Bucks e Catbird.

Saiba mais em www.teamworkcommerce.com.

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