Como a tecnologia pode ajudar os varejistas a impulsionar a escalabilidade?

Jul 27, 2023 | Blog

No mundo do varejo de hoje, os varejistas estão aproveitando as tecnologias orientadas por dados para impulsionar seu crescimento. Da cadeia de suprimentos até os sistemas de ponto de venda, a tecnologia tem ajudado os varejistas a atender às necessidades de constante mudança dos consumidores de várias maneiras.

No entanto, no ambiente atual, os varejistas precisam ser capazes de fazer mais do que simplesmente atender às necessidades dos clientes ou seguir as tendências de tecnologia. Eles devem ser capazes de fornecer a melhor experiência ao cliente enquanto simplificam suas operações em cada ponto de contato com o cliente. Com as mudanças nas demandas dos consumidores, a tecnologia deve ser capaz de evoluir e escalar de acordo com essas necessidades.

Embora as compras on-line possam ser mais fáceis para os consumidores, eles ainda anseiam pela experiência na loja. Em lojas físicas, os clientes podem ver, sentir e até experimentar itens antes de comprar, e essa possibilidade torna as compras na loja uma opção altamente popular para os consumidores.

No entanto, fazer compras na loja não é necessariamente a opção mais conveniente para os clientes. Ao oferecer soluções omnichannel – como buy-online-pickup-in-store (BOPIS) e buy-online-return-in-store (BORIS) que permitem que os consumidores aproveitem os canais de vendas online e físicos, os varejistas podem criar experiências perfeitas enquanto ainda levam os clientes a loja. Isso torna o papel da experiência na loja mais importante do que nunca.

Os varejistas precisam avançar com as tecnologias na loja e integrá-las com suas ofertas de forma mais amplas para fortalecer os recursos omnichannel. Isso precisa ser feito ao mesmo tempo em que fornecem uma experiência fluida aos cliente em todos os pontos de contato.

Com uma abundância de soluções disponíveis no mercado, pode ser difícil selecionar soluções apropriadas que possam ajudar a impulsionar a escalabilidade infinita. Os varejistas devem contar com um leque de tecnologia que lhes permita melhorar a experiência na loja, simplificar as operações gerais e, finalmente, ajudá-los a crescer.

A tecnologia avançada de PDV em combinação com ferramentas de análise e relatórios de ponta pode ajudar os varejistas a impulsionar o crescimento sustentável.

Simplificando as atividades na loja

Esperar em longas filas é frustrante para os consumidores e, às vezes, até mesmo pode afastá-los de uma loja. Isso acaba impactando negativamente o relacionamento com o cliente. Em vez disso, os varejistas precisam de software de ponto de venda móvel (mPOS) com interfaces amigáveis que permitam que eles atendam os clientes em qualquer lugar na loja. Isso permite que eliminar filas e oferecer uma experiência únicaa e diferenciada ao cliente.

O software Mobile POS da Teamwork Commerce opera exclusivamente em dispositivos iOS de ponta com Apple UI/UX, tornando o uso simples e rápido para os colaboradores da loja. A solução de última geração é fácil de integrar com novos provedores de pagamento e permite expandir suas funcionalidades de pagamento.

Além disso, o software é executado em smartphones e tablets iOS e permite que a equipe atenda clientes de qualquer parte da loja, independentemente da conexão com a internet. Isso ajuda significativamente a eliminar filas e agilizar todo o processo de checkout. É fundamental entender e considerar que a capacidade de oferecer conveniência, tanto para funcionários quanto para clientes, provavelmente será um dos principais impulsionadores do crescimento em 2023.

Aproveitando os dados, mas com segurança

Muitos varejistas utilizam dados para personalizar as experiências de compra de seus clientes. No entanto, nem todos parecem adotar medidas adequadas para minimizar o risco de um ataque cibernético. Deixar de proteger esses dados não apenas pode levar a penalidades regulatórias, mas também coloca a reputação das empresas em risco, retardando seu crescimento.

Os varejistas devem adotar ferramentas apropriadas não apenas para analisar dados, mas também para protegê-los. Por exemplo, o software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) seguro e em conformidade com a LGPD da Teamwork Commerce  usa o mais alto nível de segurança para proteger os dados dos clientes. O software mantém os dados em um local separado e fornece aos colaboradores acesso conforme necessário, dispositivos e integrações sem nunca revelar ou importar informações do cliente para um sistema local.

No CRM, com uma visão holística dos dados, os varejistas podem visualizar melhor os hábitos de compra dos consumidores e até personalizar descontos. Os clientes também podem desfrutar de modo integrado de seus benefícios de fidelidade em todos os canais de vendas, graças à solução Teamwork Commerce que mantém os dados centralizados. Além disso, os colaboradores da loja também podem acessar os perfis dos clientes em seu aplicativo mPOS, o que pode ajudá-los a construir relacionamentos diferenciado com os clientes na loja. Dessa forma, o CRM de ponta ajuda os varejistas a aproveitar os dados em todo o seu potencial, mantendo-os seguros e protegidos.

Maximizando a visibilidade com relatórios em tempo real

A capacidade de acompanhar o desempenho de forma consistente em tempo real desempenha um papel fundamental para ajudar os varejistas a tomar decisões. Em particular, os varejistas que operam a uma escala mais ampla devem ter uma visibilidade clara da sua operação, incluindo lojas, canais, operações de back-end e de armazém.

Isso permite que eles tomem decisões eficazes mais rapidamente, como aumentar os níveis de estoque de um produto em demanda ou gerenciar descontos com base em seu estoque. A entrada manual de dados é demorada, nem sempre é precisa e confiável, além de não se encaixar no ambiente de varejo atual. Os varejistas precisam de relatórios automatizados.

O Painel do Teamwork Commerce fornece aos varejistas recursos de análise e relatórios de última geração. A solução fornece métricas em tempo real para os varejistas, como desempenho da loja em tempo real, relatórios personalizados e painéis de KPIs, tudo na ponta dos dedos. Os varejistas podem acessar facilmente o painel por meio do aplicativo mPOS e acompanhar suas vendas, tendências e outras operações em tempo real, isso em qualquer parte do mundo. Isso ajuda os varejistas a identificar lacunas e fornecer oportunidades ilimitadas de melhoria.

Em um mercado altamente competitivo, os varejistas que atuam com base em informações em tempo real sobre seus clientes, operações, negócios e tendências do setor podem sair na frente. A incorporação de soluções que funcionam de forma colaborativa em tempo real coloca os varejistas em uma posição vencedora no curto e longo prazo. Tendo a tecnologia baseada em nuvem implantada em todas as operações, os varejistas podem escalar seus negócios conforme e quando for necessário e garantir o crescimento contínuo.

Quer saber quais tecnologias podem ser úteis para o crescimento do seu negócio de varejo? Agende uma demo hoje e descubra como a Teamwork Commerce pode ajudar.

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