Como os varejistas podem melhorar a experiência do cliente em meio à escassez de mão de obra
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O mundo começou a se recuperar da pandemia e os consumidores estão de volta às compras nas lojas; Os varejistas estão ansiosos para aproveitar ao máximo a retomada, oferecendo experiências excepcionais na loja. No entanto, uma barreira que o setor varejista ainda tenta superar é a escassez de mão de obra causada pela Covid-19.
Enquanto os varejistas lutam para contratar novos funcionários, soluções alternativas devem ser encontradas para mitigar qualquer impacto negativo nas vendas. Ao implantar as tecnologias certas, os varejistas podem se apoiar na inovação para preencher as lacunas deixados pela falta de pessoal. A questão é como fazer isso?
Faça mais com equipe limitada
Em meio a essa escassez de mão de obra, os varejistas que ainda operam com o sistema tradicional de ponto de venda (PDV) correm o risco de não proporcionar uma experiência perfeita ao cliente. Os nativos digitais de hoje preferem evitar longas filas no checkout e, em vez disso, desejam um serviço de alta qualidade que garanta uma experiência fluida na loja enquanto satisfazem suas preferências on-line, como navegação online e clique e retire.
Os aplicativos avançados de PDV móvel (mPDV) são capazes de operar exclusivamente em dispositivos iOS de ponta, simplificando toda a experiência do usuário para os colaboradores de vendas. Isso permite ainda que os colaboradores da loja atendam mais compradores em menos tempo, garantindo uma experiência de cliente de alto nível. E tudo isso pode ser feito em qualquer parte da loja, o que elimina a frustração de longas filas.
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Simplificando as operações de back-store
Para que os colaboradores na loja possam oferecer atendimento de alto nível ao cliente, eles devem contar com recursos de última geração na loja — como dados atualizados do consumidor e informações de estoque. Os varejistas devem garantir que essas informações sejam atualizadas em tempo real para garantir a precisão e a relevância dos dados. A entrada manual de dados é demorada e a escassez contínua de pessoal pode tornar mais difícil para os varejistas manter tudo atualizado manualmente.
As soluções mPDV alimentadas por inteligência artificial, implantadas com recursos inteligentes de captura de dados e gerenciamento seguro para o relacionamento com o cliente (CRM), permitem que os varejistas acompanhem seu estoque em tempo real — eliminando a necessidade de entrada manual de dados — enquanto proporcionam uma experiência altamente personalizada aos clientes.
A solução deve fornecer aos colaboradores da loja informações do consumidor (por exemplo, histórico de compras, preferências) e dados de estoque na ponta dos dedos. A equipe pode esclarecer as dúvidas dos clientes sobre uma chegada esperada de um determinado item e sugerir uma alternativa com base nas preferências do consumidor. Além disso, esses colaboradores podem até oferecer experiências personalizadas com descontos personalizados disponíveis em sistemas mPDV.
Treinamento eficiente da equipe
Quando os varejistas contratam novos funcionários, leva tempo para treiná-los em sistemas de PDV tradicionais, em geral complicados. Às vezes, o processo de integração se torna tão longo que leva um mês inteiro para que um funcionário possa aprender tudo e começar a trabalhar. Os varejistas não podem arcar com esse processo mais longo em meio as demandas das altas temporadas.
A tecnologia pode agilizar o treinamento na loja quando novas contratações são adquiridas — aplicativos mPDV avançados são incrivelmente fáceis de usar. Ao fornecer às lojas um software simples e fácil de usar que opera no iOS, a nova ou existente equipe pode ser treinada em várias áreas dentro da loja com tempo de treinamento reduzido em relação aos tempos típicos. Isso é especialmente significativo para os momentos de pico, quando os varejistas contratam para posições temporárias para preencher as lacunas de pessoal.
Jonathan Mauerer é vice-presidente de operações da Teamwork Commerce, uma solução omnichannel líder, fornecendo aos varejistas pontos de venda, gerenciamento de pedidos, controle de estoque, CRM e análises.
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