Por que o gerenciamento eficaz de pedidos é a chave para o sucesso de 2023
Por Amber Hovious (foto).
VP de Marketing e Parcerias, Teamwork Commerce
Publicado originalmente em: TI na Cadeia de Suprimentos
De acordo com uma pesquisa de 2021, 40% dos profissionais da cadeia de suprimentos afirmaram que já haviam integrado tecnologias de computação em nuvem e armazenamento em suas operações. As gigantes do varejo já começaram a investir em tecnologia para automatizar suas operações de atendimento de pedidos, distribuição de depósitos, coleta e entrega. Em 2023, isso só deve crescer ainda mais para atender às demandas omnichannel dos consumidores.
Neste ano, os orçamentos continuam limitados colocando uma ênfase adicional à necessidade de se adotarem procedimentos eficazes para reduzir os custos. Embora as vendas sejam feitas na operação, as operações de back-end são vitais não apenas para apoiar essas transações, mas também para executá-las de maneira ideal que aumente a velocidade operacional e otimize a receita.
A tecnologia de gerenciamento de pedidos pode capacitar os varejistas a oferecer suporte às vendas de qualquer canal com uma variedade de designs de funcionalidade profunda para criar um fluxo de trabalho de compra contínuo. Com a tecnologia adequada, o gerenciamento de pedidos pode ser conectado diretamente à maioria das plataformas de comércio eletrônico, fornecendo uma solução automatizada para gerar envios. Os pedidos podem ser feitos a partir de vários locais e atendidos em qualquer lugar. Isto representa um papel fundamental tanto na prestação de uma experiência de elevada qualidade para o cliente como na condução de processos operacionais eficientes e eficazes em termos de custos, que são cruciais na atual conjuntura económica. Mas como colocar isso em prática?
Impulsionando o atendimento eficiente dos pedidos
Os sistemas de gerenciamento de pedidos (OMS) de última geração aproveitam dados e automação em tempo real para preencher pedidos a partir dos locais mais convenientes e entregar itens rapidamente em benefício do cliente, que agora tem inúmeras opções para escolher em todos os canais de vendas on-line e internacionais. Os consumidores esperam uma experiência fluida que lhes permita fazer e receber pedidos e executar devoluções, se necessário. Eles querem que isso aconteça o mais rápido possível, aproveitando plataformas online, lojas físicas ou uma mistura de ambos. A satisfação do cliente, as receitas e a reputação da marca cada vez mais dependem do gerenciamento de pedidos.
Os varejistas devem priorizar o processo de captura e tratamento de pedidos, visibilidade de estoque, atendimento planejado e soluções de envio e devolução. O objetivo é que os clientes recebam os pedidos, no prazo e na íntegra, com o menor custo possível. Por mais que os varejistas devam se concentrar na entrega dos pedidos, eles não devem negligenciar sua gestão de devoluções – pois uma experiência de devolução pode desempenhar um papel significativo na fidelização do consumidor.
Simplificando devoluções com o gerenciamento de pedidos
O dilema das devoluções continua a criar desafios para os varejistas e 2023 não será diferente. A solução certa de gerenciamento de pedidos pode criar uma cadeia de logística reversa e agilizar todo o processo. Em 2021, US $ 761 bilhões em mercadorias vendidas retornaram aos varejistas ao longo do ano, representando 16,6% do total de vendas no varejo dos EUA. Os varejistas que usam um sistema simplificado de gerenciamento de devoluções de ponta a ponta podem melhorar a fidelidade do cliente, ao mesmo tempo em que se distinguem em termos de lucro e experiência do consumidor.
Com o OMS apropriado, os varejistas podem receber rapidamente os produtos devolvidos e reposicioná-los para revenda. A solução certa também auxilia na reciclagem, reembalagem e reabastecimento para diminuir o desperdício de estoque e diminuir os impactos financeiros e ambientais das devoluções. Quando um procedimento de devolução inclui um conjunto claro de diretrizes de reabastecimento, as devoluções podem ser executadas sem problemas e os produtos podem manter seu valor enquanto estão em movimentação.
Garantindo uma experiência de alta qualidade para o cliente
Com uma variedade de opções de atendimento disponíveis para os consumidores, incluindo entrega on-line, buy-online-pickup-instore (BOPIS) e buy-online-return-instore (BORIS), os varejistas devem fornecer uma experiência omnichannel perfeita que promova a fidelidade e forneça consistentemente um serviço de alta qualidade.
No ambiente competitivo de varejo atual, isso é fundamental para permanecer à frente. Um OMS digital, de ponta a ponta, é um método simples, prático e bem-sucedido para aumentar a eficiência e melhorar a experiência geral do cliente. Equipado com tecnologia de ponta, o OMS pode fornecer aos varejistas uma imagem consolidada das contagens de estoque e um resumo do total de contatos de clientes agrupando pedidos usando um sistema de comércio unificado. Ele também pode ajudar a manter o controle de onde os produtos estão e quais tarefas foram concluídas em relação a um pedido.
Os varejistas podem evitar situações de falta de estoque ao ter uma contagem de estoque sincronizada com todos os departamentos, do front-end ao back-end. Os clientes podem escolher o método mais conveniente de receber um item usando opções de atendimento omnichannel. O gerenciamento de pedidos está no comando de tudo, desde o recebimento do pedido, passando pela entrega e atendimento pós-entrega ao cliente.
Em 2023, os varejistas devem ser capazes de proporcionar aos clientes a conveniência desejada em todos os canais de venda. Aqueles que não implantam a tecnologia apropriada de gerenciamento de pedidos podem rapidamente ficar sobrecarregados com pedidos ou não cumpri-los adequadamente. Os varejistas que investem em tecnologia de atendimento de pedidos devem garantir que sua solução esteja bem integrada com outras tecnologias de varejo e que permita um fluxo contínuo de comunicação em tempo real em toda a tecnologia de varejo envolvida. Isso não apenas aumenta a precisão, mas também ajuda os varejistas a se manterem atualizados e melhorarem suas tomadas de decisão.
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