Google Chrome e o Fim dos Cookies. Qual Será o Impacto em uma Empresa

Aug 20, 2021 | Blog

A pandemia COVID 2020 marcou uma nova era de e-commerce e uso de plataformas de marketing. Os clientes estão cada vez mais conectados, móveis e socialmente influenciados, portanto, varejistas de todos os tamanhos têm a capacidade de criar uma presença on-line eficaz com publicidade digital e aproveitar uma infinidade de ferramentas avançadas para impulsionar experiências mais envolventes para seus clientes. Nove em cada dez compradores estão priorizando a experiência e usando plataformas de varejo que permitem uma experiência perfeita na loja.

O crescimento das plataformas de mídia digital e social carregam diferentes responsabilidades ao expor dados pessoais. Por um lado, os usuários buscam proteção de dados, pois não querem ser sobrecarregados com publicidade digital ou ter dados importantes, como senhas e números bancários roubados. Por outro lado, as indústrias de publicidade buscam usar esses dados para criar experiência personalizada para o cliente em seus sites e anúncios direcionados. No entanto, no início deste ano, o Google anunciou que até o final de 2023 encerrará cookies de terceiros no Chrome, seu navegador proprietário e o mais usado no mundo. Isso foi um grande choque para as empresas que usam o Google Chrome, Adwords e Analytics como parte de suas estratégias de marketing e comunicação, pois terão que repensar seus planos de publicidade para rastrear e segmentar usuários em um futuro próximo.

Cookies de terceiros são aqueles enviados para o computador, celular ou outro dispositivo conectado à internet por um terceiro domínio, ou seja, fora da página que está sendo visitada, e são comumente usados para rastrear hábitos do usuário e oferecer publicidade personalizada. Eles podem ser diferenciados dos cookies de primeira parte, enviados ao sistema pelo histórico de navegação para facilitar futuras visitas, lembrando nomes de usuários, senhas ou preferências de navegação. Devido às informações valiosas que fornecem sobre usuários digitais e suas preferências, os cookies constituem um pilar básico para anunciantes e editores, e são usados para vender aos anunciantes espaços de transmissão digital ajustados ao público-alvo.

51% dos compradores entrevistados dizem que usam o Google Chrome para encontrar informações sobre uma compra que planejam fazer online (Pense no Google, 2019), então as empresas dependem fortemente dessa plataforma para rastrear dados do usuário através de cookies e criar anúncios direcionados.

É por isso que quando o Google fez a declaração de que pararia de usar cookies de terceiros, a pergunta óbvia era: isso significa que as empresas não serão mais capazes de rastrear dados do usuário? E o que isso representa para as empresas de anúncios que dependem de ‘cookies’ para criar posicionamento de produtos, publicidade direcionada e anúncios no Google?

É importante notar que o Google faz a maior parte de sua receita através de publicidade paga entregando resultados para anunciantes, e seus serviços dependem de cookies de terceiros de uma forma ou de outra. Até junho de 2019, 94% das pesquisas na internet ocorreram em uma empresa pertencente ao Google. (Jumpshot via Sparktoro, 2019). Assim, o Google acabar com o suporte do Chrome a cookies de terceiros não é o fim do rastreamento no Google Chrome. A necessidade de consentimento verdadeiro do usuário final para processar dados pessoais persistirá muito tempo depois de cookies de terceiros e as tecnologias que os substituem.

Não foi uma decisão da noite para o dia, outros navegadores da Web estavam no mesmo barco. A Apple começou a implementá-lo com o Safari e a Mozilla com o Firefox, promovendo seus próprios mecanismos para bloquear cookies de terceiros, um elemento básico do funcionamento das webs e, acima de tudo, fundamental para anunciantes online. A decisão do Google continuou essa tendência de proporcionar mais privacidade para os usuários do Chrome, no entanto, também abre as portas para consolidar seu monopólio. Como? Desenvolvendo e oferecendo um sucessor de cookies que é de interesse dos gerentes de anúncios e da indústria adtech em geral.

Para mitigar o grande impacto que a supressão de cookies de terceiros no Chrome pode ter no mercado de publicidade digital, a empresa de Mountain View (Califórnia, EUA) conta com sua iniciativa “Privacy Sandbox”, que ainda está em desenvolvimento. Anunciado em 2019, o Privacy Sandbox tem como objetivo criar padrões abertos que melhorem a privacidade na web, permitir que os usuários não compartilhem seus dados ou atividades online o máximo possível e, ao mesmo tempo, ser úteis para anunciantes e editores criarem anúncios direcionados para públicos específicos.

O lançamento de padrões abertos ainda está alguns anos distante, então, o que as empresas podem fazer enquanto isso para cuidar dos dados de seus usuários? Uma opção é usar uma plataforma de gerenciamento de consentimento para garantir que seu site detecte e controle todos os cookies e rastreadores, ofereça transparência e uma escolha de consentimento verdadeiro para seus usuários antes de coletar seus dados pessoais.

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