Melhore a Comunicação Com Seus Clientes Usando IA

Aug 31, 2022 | Blog

A inteligência artificial (IA) está rapidamente se tornando parte de nossas vidas diárias. Desde assistentes pessoais como Siri e Google até serviços online como Netflix e Amazon, a IA é essencial para nossas atividades diárias.

Como o uso de Inteligência Artificial (IA) vem aumentando nos últimos anos em todos os setores, os varejistas estão cada vez mais interessados em explorar essa tecnologia e usa-la para melhorar a experiência do cliente e as operações de negócios.

A IA conversacional é particularmente interessante para esse fim, pois essa tecnologia permite que os clientes interajam na hora por meio dos canais tradicionais de atendimento ao cliente. Mas, como a IA pode ser usada no varejo? Quais são os benefícios e desafios de usá-la? Junte-se a nós para saber mais sobre AI Conversacional no setor de varejo!

O que é Inteligência Artificial Conversacional, e por que é importante para os varejistas?

A Inteligência Artificial Conversacional é uma forma de Inteligência Artificial que permite que humanos e computadores se comuniquem em uma linguagem natural. Essa forma de IA é importante para os varejistas porque permite que os clientes interajam com o computador de uma forma natural e fácil de entender.

Isso pode ser útil para clientes que precisam de ajuda para comprar ou que tenham dúvidas sobre um produto. Além disso, a IA conversacional pode coletar dados e feedback do cliente de uma forma fácil de entender e analisar, enquanto você pode usar esses dados para melhorar seus produtos e o atendimento ao cliente.

A IA conversacional é importante para os varejistas porque permite que os clientes se comuniquem com as empresas a tempo, usando uma linguagem cotidiana que está constantemente mudando, melhorando e fornecendo um melhor serviço.

Esse tipo de IA pode ser usada para responder perguntas dos clientes, fornecer informações sobre produtos e ajudar os clientes a fazer pedidos. Também pode ser usada para recomendar produtos e serviços e fornecer suporte ao cliente.

Varejistas de todo o mundo estão cada vez mais considerando o uso da IA conversacional porque ela pode melhorar o engajamento e a fidelização dos clientes. Além disso, a IA conversacional pode ajudar os varejistas a cortar custos automatizando tarefas, como responder a perguntas dos clientes.

Como é usado?

Com chatbots?

Chatbots são programas de computador que podem imitar uma conversa humana. Eles são comumente usados em sites e aplicativos para fornecer suporte ou assistência ao cliente.

Outra maneira de os varejistas usarem a IA conversacional é adicionando chatbots em seus sites e aplicativos para fornecer uma experiência interativa para os clientes. Isso pode incluir fazer perguntas sobre o que o cliente está procurando ou fornecer recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente.

IA conversacional em atividades de varejo

Como mencionado anteriormente, os Chatbots são muito úteis no manuseio de tarefas simples como:

  1. Busca de produtos

Ao longo da conversa, o Chatbot pode exibir opções de produtos com base nas preferências do cliente para o produto, como faixa de preço, recursos, classificações e avaliações de outros usuários.

Para isso, é necessário ter uma integração adequada com o CRM dentro do Chatbot, para que ele possa acessar um banco de dados para fornecer aos clientes informações atualizadas sobre estoques, disponibilidades, locais, quantidades, preferências, etc.

  1. Dando recomendações

Os motores incorporados em chatbots podem ajudar os varejistas a aumentar a receita e ajudar os usuários a descobrir produtos que são adequados para suas preferências particulares.

  1. Localização de lojas próximas

Um cliente pode querer ver ou experimentar um produto encontrado enquanto navega pelo seu site. Através do chatbot, esse cliente pode localizar lojas com esse item em estoque, diferentes modelos, cores e todas as informações que o cliente desejar para concluir sua compra, e até mesmo o horário de abertura e fechamento das lojas.

  1. Fazer pedidos e pré-encomendas

Os clientes podem escolher o produto que desejam comprar, adicionar seu endereço e informações de contato e fazer seu pedido através do chatbot. Além disso, o chatbot pode fornecer informações sobre os próximos lançamentos de produtos e permitir que eles os encomendem quando começarem a enviar.

  1. Rastreamento de pacotes

Uma vez feito o pedido através do chatbot, os clientes podem perguntar onde está fisicamente seu produto, a data e a hora da entrega, bem como obter informações sobre o serviço de postagem e obter as informações de contato no chatbot.

  1. Educação ao Cliente / FAQ

Em vez de falar com uma pessoa, o cliente pode obter informações de um chatbot sobre o produto ou marca, bem como a política de devolução do produto, campanhas ou cupons, além de também obter respostas para perguntas frequentes.

  1. Apoiar agentes colaboradores

Os chatbots estão vinculados ao banco de dados da empresa, onde todas as informações sobre produtos, serviços, recursos e locais são salvas. Se os clientes preferirem falar com seu colaborador, seus colaboradores podem ser ajudados pelos chatbots para encontrar respostas.

  1. Envio de notificações personalizadas

Os chatbots frequentemente pedem aos usuários suas informações de contato durante a conversa. Isso oferece uma oportunidade para os varejistas enviarem aos usuários atualizações e notificações sobre novos produtos, vendas anuais ou sazonais, bem como aberturas de filiais e eventos. Essas mensagens e notificações são baseadas em informações, demografia, preferências, pesquisas e pedidos anteriores do cliente.

  1. Gerenciamento de Pontos de Fidelidade

Para os varejistas que oferecem aos clientes pontos e programas de fidelidade, os chatbots podem informar os clientes sobre os pontos que eles têm atualmente em seus cartões e direcioná-los para comprar links ou promoções onde eles possam gastar seus pontos.

  1. Gerenciamento de Reclamações

O chatbot pode registrar reclamações online perguntando sobre os detalhes da reclamação. Dessa forma, dados e insights podem ser coletados através do chatbot para fins de monitoramento e desenvolvimento de políticas.

  1. Coletando feedback do cliente

Em vez de entrar em contato com o cliente para preencher uma pesquisa de satisfação após uma compra, um chatbot pode interagir com o cliente e pedir que ele classifique seu produto, serviço de envio, embalagem, etc. Dessa forma, você pode analisar os padrões de comportamento do consumidor e melhorar a experiência geral de compra.

  1. Monitorando a satisfação e o sentimento do cliente

As tecnologias de IA podem analisar todas as conversas com clientes para criar uma estimativa de satisfação do cliente sem necessidade de os clientes gastarem tempo em pesquisas.

O que esperar da IA conversacional no futuro e como os varejistas podem se preparar para isso?

À medida que a inteligência artificial conversacional (IA) evolui e se torna mais sofisticada, os varejistas podem esperar ver uma série de benefícios da integração da tecnologia em suas operações de atendimento ao cliente.

Em particular, a IA conversacional pode ajudar as empresas a melhorar o engajamento dos clientes, aumentar as vendas e reduzir custos.

No entanto, para colher esses benefícios, os varejistas precisarão se preparar para as mudanças que a IA conversacional trará para o atendimento ao cliente.

Em particular, as empresas precisarão se afastar dos modelos tradicionais de call center e adotar abordagens mais modernas que dependem de chatbots e outras formas de IA conversacional.

Felizmente, muitas das ferramentas necessárias para essa transição já estão disponíveis, e as empresas podem começar a implementá-las hoje.

Ao se preparar para o futuro da IA conversacional, os varejistas podem garantir que estão prontos para aproveitar os muitos benefícios que essa tecnologia tem a oferecer à medida que continua a se expandir no mundo do varejo.

É importante lembrar que os humanos geralmente querem que outro humano os ajude se tiverem perguntas mais específicas ou quando desejam um acompanhamento mais pessoal. Não se esqueça que essa opção deve estar sempre presente.

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