O que as empresas de varejo precisam saber antes de dar o salto para o metaverso

Nov 21, 2022 | Blog

Em um mundo em rápida mudança, é importante que as empresas acompanhem as últimas tecnologias e tendências. Uma das tendências mais populares no momento é o metaverso, um mundo de realidade virtual que as empresas de varejo podem usar para alcançar um público mais amplo.

Definindo o Metaverso e seu potencial para os Negócios no Varejo.

O que é o metaverso? O metaverso é um termo criado pelo escritor de ficção científica Neal Stephenson em seu romance de 1992 Snow Crash. Refere-se a um mundo virtual compartilhado, onde as pessoas podem interagir umas com as outras e com personagens e objetos gerados por computador.

O objetivo de muitas plataformas de metaverso é criar uma experiência imersiva que pareça um ambiente do mundo real, mas com recursos e possibilidades adicionais que não são possíveis no mundo físico. O metaverso ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas tem o potencial de revolucionar os negócios no varejo.

Existem alguns exemplos de empresas que estão usando o metaverso a seu favor. O Second Life, por exemplo, é um mundo online popular onde os usuários podem criar seus próprios avatares e explorar diferentes ambientes virtuais.

Empresas como a Coca-Cola e a Nissan criaram lojas virtuais no Second Life, o que lhes permitiu alcançar uma audiência global de potenciais clientes, atingindo 5,7 milhões de usuários registrados.

Hoje em dia, plataformas como a Roblox oferecem a marcas de luxo como Gucci,  Givenchy,  Tommy Hilfiger,  Nike e Ralph Lauren um potencial muito maior, com sua base atual de 54,1 milhões de usuários diários ativos. 

Outras marcas de luxo têm experiências de metaverso incríveis que variam de exposições virtuais, jogos virtuais e designs de estilo de cabelo virtual para conectar mundos reais e virtuais.

Quão longe estamos de um Metaverso completo?

Antes de chegarmos à terra prometida do metaverso, precisamos de uma interoperabilidade mais forte, como uma maneira de diferentes plataformas e dispositivos interagirem, para que os clientes possam fazer a transição sem problemas entre várias experiências oferecidas por vários provedores.

Essa conectividade exigirá uma nova internet, que é a prometida web 3.0, na qual mentes inovadoras e talentosas, bem como investidores, estão atualmente trabalhando.

Até que estejamos lá, não teremos um verdadeiro metaverso completo, ainda podemos dizer que experiências digitais mais imersivas estão se tornando mais persistentes e tecnologias importantes para um verdadeiro metaverso já são uma realidade.

Tecnologias atuais abrindo o caminho para o Metaverso

Algumas tecnologias atuais nos aproximam de um verdadeiro metaverso: 

  • A tecnologia em nuvem permite onipresença e grande poder de processamento, bem como armazenamento para suportar realidade estendida e interfaces imersivas. 
  • As redes hiperconectadas 5G permitirão interações superpoderosas e abrirão novas formas de interoperabilidade, à medida que o 5G atingir maturidade. 
  • A IA ajuda a oferecer ao usuário experiências que parecem mais reais, pois cria reflexões digitais que combinam visão computacional, fala e aprendizado profundo. 
  • A RV chegou a um ponto em que as experiências parecem mais reais e permitem que os usuários interajam de maneiras novas e revolucionárias.
  • As tecnologias Blockchain apoiam a descentralização das finanças e da economia e estão tornando possíveis sistemas financeiros parcialmente automatizados.

Além da tecnologia, o impacto da pandemia no comportamento e nas expectativas dos consumidores, aprimorado por experiências e compras digitais, abre caminho para o metaverso.

Onde você pode ter um começo seguro no Metaverso?

As tendências atuais do metaverso oferecem um conjunto de possibilidades de uso de baixo risco, de acordo com a PWC em 6 maneiras de preparar sua empresa para o metaverso:

  • Vendendo versões digitais de bens físicos.
  • Oferecendo visitas virtuais de produtos ou instalações virtuais.
  • Lançando NFTs para melhorar o reconhecimento da marca e as conexões com os clientes.
  • Comprando ou locando imóveis digitais para vendas, publicidade e suporte ao cliente.

As barreiras à entrada: Entendendo os desafios técnicos da construção de uma presença no metaverso

Existem alguns desafios técnicos que podem ser barreiras à entrada de empresas que procuram estabelecer uma presença no metaverso.

  1. As empresas precisam ter ativos 3D de seus produtos ou serviços para criar uma experiência imersiva e realista para os usuários. A criação de ativos 3D de alta qualidade pode ser demorada e cara.
  2. As empresas precisam ter a capacidade de transmitir esses ativos em tempo real para que os usuários possam interagir com eles. Isso requer poder de computação e largura de banda significativos.
  3. As empresas precisam projetar sua experiência no metaverso de uma maneira envolvente e fácil de navegar; caso contrário, os usuários ficarão rapidamente entediados e passarão para outras possibilidades.

Os benefícios do Metaverso: Como as empresas podem se beneficiar operando com Metaverso

  • Aumento do envolvimento do cliente.  O metaverso oferece às empresas uma oportunidade única de se conectar com os clientes de uma maneira nova e emocionante.
  • Novas oportunidades de marketing.  O metaverso oferece uma variedade de recursos interativos que permitem que as empresas se conectem com os clientes em um nível mais profundo. 
  • Acesso a novos mercados.  O lema para os negócios: Localização, localização, localização, adquire um novo significado na era do metaverso, à medida que surgem novas oportunidades de mercado.
  • Introdução de produtos virtuais.  No metaverso, as empresas podem criar vitrines virtuais, oferecer visitas virtuais de seus produtos ou serviços e sediar eventos virtuais.
  • Colete novos dados valiosos dos clientes.  Novas formas de clienteling e coleta de dados de acordo com cada novo tipo de interação fornecida pelo metaverso.
  • Suporte a pagamentos Metaverso.  Criptos como a nova maneira de os clientes pagarem e até ganharem recompensas. Uma nova esfera exige uma nova forma de pagamento. 
  • Comercializar produtos e serviços físicos e digitais.  A interação entre físico e virtual converge perfeitamente no metaverso, pois os clientes podem experimentar novos produtos e serviços dos quais eles podem desfrutar na vida real. 

Fazendo a mudança: 7 principais etapas para os negócios no Metaverso

 

Todos os dias, mais e mais empresas estão mudando suas operações on-line. Se você é proprietário de uma empresa de varejo ou trabalha em uma, pode estar se perguntando como pode fazer a transição para o “metaverso” – o mundo virtual onde existem muitas empresas on-line.

Aqui estão alguns passos simples para começar no metaverso:

1. Desenvolva uma estratégia. A chave para o sucesso no metaverso é ter um plano claro e uma estratégia de execução. Identifique lacunas a serem fechadas e oportunidades de longo prazo.

 2. Escolha uma plataforma online. para o seu negócio. Existem muitas opções diferentes disponíveis, por isso é importante fazer pesquisar para encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades de negócios.

 3. Domine o AR / VR, pois é uma das principais tecnologias voltadas para o cliente, será crucial desenvolver ou terceirizar fortes recursos de AR / VR.

 4. Concentre-se no seu público-alvo.  Cada marca tem um público específico no mundo real, assim como o metaverso.

 5. Concentre-se na experiência. Os clientes que entram em um metaverso querem experiências, saiba o que você quer que seus clientes queiram sentir e ofereça isso à eles. 

 6. Adote moedas criptográficas.  Um mundo virtual precisa de uma moeda virtual.  O conhecimento da tecnologia Blockchain   será importante.  

7. Fortaleça sua presença online.  Certifique-se de ter a presença on-line certa, uma solução omnichannel que permite o controle total de estoques, canais e lojas físicas, para que você possa se integrar facilmente a transações futuras no metaverso. 

Conclusão: Por que o metaverso é o futuro do varejo?

O metaverso é o futuro do varejo por uma série de razões.

  1. Proporciona uma experiência mais imersiva e interativa para os clientes. Eles podem explorar produtos e serviços em um ambiente tridimensional e interagir com eles de maneiras que não são possíveis no mundo físico.
  1. O metaverso oferece uma experiência de compra mais personalizada. Os clientes podem criar seu próprio avatar para se representar no metaverso e personalizar sua experiência de compra para corresponder às suas preferências.
  1. O metaverso oferece às empresas uma maneira mais eficiente de alcançar os clientes por meio de mensagens de marketing direcionadas e ofertas de produtos aos clientes com base em sua localização, interesses e interações no metaverso.

Por fim, o metaverso é o futuro do varejo porque fornece uma experiência mais imersiva e interativa ao cliente, oferece uma experiência de compra mais personalizada e é uma maneira mais eficiente para as empresas alcançarem os clientes. 

Prepare-se para o futuro do Metaverse com uma solução omnichannel de varejo de classe mundial.

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