O que é a Indústria 4.0 e Como Implementá-la em sua Empresa
A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, está mudando a forma como as empresas operam, seus processos internos e, portanto, os ambientes tecnológicos em que devem estar envolvidas. Mas antes de começarmos a analisar o impacto que essa revolução tecnológica e digital terá sobre organizações, pessoas e ativos, vamos fazer um guia para iniciantes para falar sobre o que é a Indústria 4.0 e o que queremos dizer com impactando as empresas positivamente e os benefícios de adotá-la.
O que é a Indústria 4.0?
A indústria 4.0 é uma evolução da indústria que se concentra fortemente na interconectividade, automação, machine learning e dados em tempo real. Integra a produção e operações físicas com tecnologia digital inteligente e análise de big data para criar um ecossistema mais holístico e melhor conectado. Embora cada organização em operação tenha diferentes modelos de negócios, sistemas físicos e processos de produção, todos eles enfrentam o mesmo desafio: a necessidade de conectividade e acesso a informações em tempo real.
Indústria 4.0 não é apenas sobre investir em novas tecnologias e ferramentas para fazer melhorias nos processos, alterar a execução da fabricação ou aumentar a produtividade e eficiência. Trata-se de revolucionar a forma como todo o seu negócio opera e cresce em toda a cadeia de valor.
Esta revolução é impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias como:
Robótica, Big Data, inteligência artificial, tecnologias cognitivas, nanotecnologia e Internet das Coisas. Juntamente com impressão 3D, realidade aumentada e outras inovações digitais para criar uma fábrica inteligente para sua empresa.
São novas e excitantes tecnologias, mas os líderes das organizações devem identificar as que melhor atendem às suas necessidades e apoiam seus processos para aumentar a eficiência em suas empresas.
Agora que temos um escopo do que é a Quarta Revolução Industrial, vamos analisar o impacto da implementação dessa revolução tecnológica nas empresas e em seu processo de negócios para se manterem atualizadas.
O impacto que ela tem é muito mais amplo, afetando todas as indústrias, do Reino Unido ao Oriente Médio e suas sociedades. As tecnologias relacionadas também podem levar a produtos e serviços totalmente novos. O uso de sensores e dispositivos, inteligência artificial e machine learning para analisar grandes quantidades de dados, robôs móveis autônomos, entre outros, permitirá melhorias em produtos desde a criação de protótipos até a incorporação de conectividade a outros dispositivos.
Essas mudanças se refletem na cadeia de suprimentos e, consequentemente, nos clientes.
Quais são os impactos da Indústria 4.0?
Os impactos da Quarta Revolução Industrial podem ser sentidos em múltiplos níveis: nos ecossistemas, tanto no nível organizacional quanto individual (cliente):
– Ecossistemas – Além da mudança em que operam sistemas horizontais e verticais, a Indústria 4.0 afeta todas as pessoas que fazem parte da cadeia de suprimentos: fornecedores, clientes, diretoria, programas de parceiros, entre outros.
– Organizações. A capacidade de ajustar e aprender com os dados em tempo real pode tornar as organizações mais responsivas, eficientes e produtivas. Também permite que a organização reduza seus riscos de produtividade, tenha manutenção preventiva e fabricação inteligente de produtos.
– Indivíduos: A indústria 4.0 pode significar coisas diferentes para todos. Por exemplo, para os funcionários, pode significar mudanças em seu gerenciamento de estoque, processos otimizados e máquinas inteligentes que são robôs autônomos reais. Enquanto para os clientes pode significar processos digitalmente transformados e maior personalização em produtos e serviços que melhor atendam às suas necessidades.
Quais são os desafios da Indústria 4.0?
Encontrar a indústria 4.0 certa, adequada. O verdadeiro desafio é que nem sempre está claro para as empresas que iniciativa de inovação adotar. A Quarta Revolução Industrial oferece uma variedade de opções que carregam riscos de alta complexidade devido à pouca experiência que temos em seus processos de implementação. Por isso, é decisivo que as empresas façam uma análise exaustiva e tenham um adequado cálculo de ROI para fazer desse grande investimento um sucesso.
E para as empresas que já aderiram a Indústria 4.0, ainda há barreiras a serem superadas. Um exemplo do mundo real seria: Como as empresas construirão caminhos para selecionar, justificar e aproveitar as funcionalidades disponíveis para elas?
Do ponto de vista tecnológico, o aumento da conectividade e da computação em nuvem significa que questões como sistemas físicos cibernéticos e propriedade de dados devem ser abordadas.
As empresas devem escolher projetos que sejam coerentes com seu processo de negócios, identificar quais são os benefícios dessas tecnologias e criar a infraestrutura para poder incorporá-las com sucesso.
Quer incorporar o Omnichannel?
Você está procurando incorporar estratégias omnichannel em sua marca? O Teamwork Commerce foi projetado especificamente para permitir o varejo contínuo em todos os canais, permitindo que você construa experiências com o cliente que são adaptadas para cada comprador e forneça um serviço ao cliente único e diferenciado.
Veja como podemos ajudá-lo a criar uma abordagem omnichannel para o eCommerce e implementar sistemas PDV em sua empresa: https://www.teamworkcommerce.com/mobile-point-of-sale
Artigos Relacionados
Teamwork Commerce fornece recurso omnicanal descomplicado e PDV para a Innovasport
CLEARWATER, Flórida, 6 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ -- A Teamwork Commerce, líder em soluções tecnológicas para o varejo, anunciou hoje sua colaboração com a varejista líder em mercadorias esportivas, Innovasport. Com a implementação da sua solução de ponto de...
7 Melhores Práticas Estratégicas Omnichannel para o seu Negócio
Os varejistas estão cada vez mais percebendo a necessidade de estratégias omnichannel para ficar à frente da concorrência. A estratégia omnichannel é a chave para o sucesso no mundo do varejo atual. Ao aplicar uma abordagem holística e levar em conta todos os canais...
Podcast RETHINK Retail com Michael Mauerer: Repensando o Setor de Varejo
No mais recente podcast RETHINK Retail, a apresentadora convidada e Top Retail Influencer, Christine Russo, senta-se com Michael Mauerer, CEO da Teamwork Commerce, para discutir uma das questões mais desafiadoras que os varejistas estão enfrentando hoje: definir uma...