Perspectivas do varejo na América Latina: Peru

Jul 20, 2023 | Blog

Perspectivas para o País Andino

 

Nesta série de perspectivas do Varejo na América Latina, apresentamos uma visão dos desafios e perspectivas do setor varejista que tanto mudou durante a pandemia, e que nos obriga a mudar prioridades para aproveitar as novas oportunidades oferecidas pelo setor e superar os novos desafios.

Para isso, abordamos alguns dos aspectos mais relevantes para o varejo na América Latina, status atual, potencial, comparação com outros países da região, que nos permitem olhar para o que eles enfrentam como desafios e quais as possíveis oportunidades que os varejistas têm em cada um dos países.

Neste artigo abordamos o Peru, um dos mais importantes países andinos.

 

Dados Gerais do Peru

 

Em janeiro de 2022, a população peruana era de 33,52 milhões. 78,7% da população do Peru vivia em centros urbanos, enquanto 21,3% viviam em áreas rurais, de acordo com o Data Reportal.

O Peru tem um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 223 bilhões, segundo dados do Banco Mundial, ocupando a posição 47 nas economias mundiais.

A economia do Peru é baseada principalmente nas exportações, sendo a mineração um dos pilares mais importantes, representando 12,2% do PIB, de acordo com a BBBC World.

 

Uso da Internet e Redes Sociais

 

Em janeiro de 2022, o Peru tinha 21,89 milhões de usuários de internet, 28,10 milhões de  usuários de mídia social, bem como 38,40 milhões de conexões móveis celulares, de acordo com o relatório da Agência Social We Are. 

Vale ressaltar que 11,63 milhões de pessoas no Peru não usavam a internet no início de 2022, o que significa que 34,7% da população permanecia offline no início do ano, de acordo com o reportal de dados.

Dados publicados nos recursos publicitários dessas redes sociais indicam esse número de usuários/membros no Peru no início de 2022:

 

  • Facebook tinha 24,80 milhões
  • YouTube teve 17,50 milhões
  • Instagram teve 8,90 milhões
  • O TikTok teve 12,17 milhões
  • LinkedIn tinha 6,80 milhões
  • Twitter tinha 2,20 milhões

 

(Com informações de We Are Social)

 

Indústria da moda

 

O Peru é bem conhecido por seus tecidos finos. A indústria têxtil e de confecção utiliza algodão ([Pima] e Tang), fibras finas de vicunha e alpacas e fibras sintéticas para a criação de fios, ainda fabricado, montado, processado ou preparado para distribuição através de várias etapas. Todos os tipos de roupas fazem parte deste setor.

O setor têxteis e de vestuário no Peru têm mostrado um crescimento significativo recentemente, muito possivelmente devido às fibras peruanas serem conhecidas por sua alta qualidade, e um processo de produção altamente inovador. Como resultado, os produtos peruanos são alguns dos mais baratos em suas categorias em todo o mundo.

De acordo com dados da Administração de Comércio Internacional, o setor de vestuário inclui mais de 46.000 empresas, sustenta cerca de 400.000 empregos diretos e gera cerca de US$ 2,1 milhões em importações e US$ 1,4 milhão em exportações anualmente.

De acordo com a Statista, a receita no segmento de vestuário para e-commerce deve chegar a US$ 586,20 milhões em 2022.

 

O comércio eletrônico peruano

 

De acordo com a Americas Market Intelligence, a Câmara Peruana de  Comércio Eletrônico “Cámara Peruana de Comercio Electrónico” (CAPECE) indica que as vendas do comércio eletrônico no Peru atingiram US$ 9,3 bilhões em 2021, um aumento de 55% em relação a 2020. De acordo com o relatório, “desde o novo normal, o comércio eletrônico [no Peru] evoluiu. Antes da pandemia, o e-commerce representava 12,5% das transações com cartões e hoje representa 45%.”

De acordo com um estudo da Euromonitor International para o Google, as perspectivas de desenvolvimento do comércio eletrônico na Latam são dominadas pelo Peru, com 87% de crescimento. É seguido de perto pelo Brasil com 61% e Colômbia e México com 53% e 50%, respectivamente.

Na análise feita pela Americas Market Intelligence (AMI), o comércio eletrônico e a digitalização avançam em ritmo seguro no Peru. “Soluções como o Yape estão atualmente estimulando o banco digital. As análises da Americas Market Intelligence (AMI) estimam que cada pessoa no Peru gasta, em média, US$ 594 por ano em comércio eletrônico, contra a média da América Latina de US$ 473. Os gastos com comércio eletrônico no Peru representam 13% do consumo privado pessoal. Em contrapartida, outras economias da América Latina têm menor participação nos gastos per capita do e-commerce, como: Colômbia com 10%, Chile (9%), Argentina (7%) e México (7%).”

O mercado peruano de comércio eletrônico cresceu a uma taxa média anual de 28% de 2012 a 2021. Além do Peru, esperava-se que o mercado global atingisse mais de 15% em 2021. À medida que novas oportunidades de mercado surgem, prevê-se que o crescimento do mercado global continue, de acordo com o banco de comércio eletrônico.

 

Crescimento do varejo no Peru

 

Segundo a Statista, em 2019, as vendas no varejo no Peru cresceram quatro por cento em relação ao ano anterior. Em 2020, estima-se que as vendas no varejo para este país sul-americano cresçam a mesma quantidade, quatro por cento. Pelos dados apresentados, 2013 foi o ano com a maior taxa de crescimento anual, chegando a 16% em relação ao ano anterior.

 

Tendências do varejo na América Latina

 

Um estudo da KPMG aponta as seguintes tendências gerais para a região:

 

Novos ecossistemas e ambientes de negócios

 

Um dos principais efeitos secundários da pandemia foi o colapso do paradigma de consumo previamente estabelecido. O novo modelo de compras, incluindo novos modelos de negócios e estratégias para o crescimento do varejo, tem sido fundamental para impulsionar a cadeia de valor do setor em uma nova e diferente direção.

 

A reconsideração dos custos de fazer negócios

 

Essa nova forma de fazer varejo tem colocado grandes desafios para o setor, especialmente em um ambiente em que muitos elementos dos custos de fazer negócios antes (em sua maioria, as despesas com folha de pagamento e aquelas relacionadas às localizações espaciais necessárias para vender produtos) eram considerados.

 

Posicionamento orientado por propósito

 

O número impressionante de consumidores que gravitam em torno de marcas e empresas que lideram seus negócios com base em um propósito ou meta acima deles só adicionou mais viés de seleção a esses fornecedores específicos. Sustentabilidade, ética no trabalho, equidade, inclusão na comunidade, diversidade, direitos humanos, proteção animal, boa governança e remuneração justa são apenas alguns desses fatores que atraem os consumidores.

 

O poder do consumidor

 

Pode-se dizer que a importância do cliente fazer parte do objetivo corporativo não pode ser exagerada. Participar de ações cujos pilares são o bem-estar, o respeito geral e o respeito à diversidade, entre muitos outros; O objetivo corporativo pode ser reduzido a colocar as necessidades e preferências do cliente no centro de tudo.

 

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