Por Que o Clienteling é Importante para o Setor Varejista

Aug 23, 2022 | Blog

Uma das tendências mais importantes no mundo do varejo é o Clienteling, um processo que ajuda as empresas a construir relacionamentos com seus clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas. Ao implementá-lo em seu negócio, você pode criar uma experiência de compra mais pessoal para os clientes.

De acordo com a Price Waterhouse Coopers (PWC) , os clientes estão dispostos a pagar até 16% a mais por experiências de compras personalizadas. Com o Clienteling, as empresas varejistas oferecem uma experiência única e otimizada permitindo maior envolvimento do cliente, promovendo empatia entre marca, funcionários e clientes.

“Clienteling é mais do que tecnologia chique, dicas de atendimento ao cliente ou vendedores bem treinados. E embora sempre tenha sido uma parte importante de qualquer boa estratégia de varejo, ele assumiu um novo significado no mundo omnichannel de hoje.” – Endear

O que é Clienteling?

O Clienteling usa informações eficientes para criar experiências íntimas com o cliente. – Endear

A aquisição de clientes é um processo que ajuda os varejistas a criar e gerenciar relacionamentos lucrativos de longo prazo com os clientes. O objetivo do Clienteling é proporcionar uma experiência de compra mais personalizada para os clientes e aumentar a fidelização e as vendas.

Com o Clienteling, a equipe de vendas terá uma visão completa do cliente e suas informações estarão acessíveis para eles, não importa onde tenha sido gerada em primeiro lugar: um iPad, computador ou mesmo se foi capturado em outra loja. As informações estão disponíveis para todos os funcionários de vendas com o toque de um botão.

Existem várias etapas envolvidas na criação de um programa de aquisição de clientes bem-sucedido, incluindo identificar clientes de alto valor, criar perfis de clientes e desenvolver planos de marketing personalizados. Trata-se de personalizar o serviço e fazer com que os clientes se sintam em casa toda vez que interagem com sua marca, não importa qual canal eles usem.

Os varejistas que implementam programas clienteling podem ver melhorias significativas em métricas-chave, como retenção de clientes, valor médio de compra e mais vendas.

Um estudo da PWC discute a importância da experiência do cliente, e menciona que na América Latina 49% dos clientes estão dispostos a abandonar uma marca completamente, depois de ter uma experiência ruim com eles. Por outro lado, boas experiências trazem bons resultados, e um de seus benefícios é a fidelização do cliente.

Como funciona a clienteling?

De acordo com a Endear, o clienteling tem duas funções principais:

  • Coletar de dados sobre interações com clientes.
  • Aproveitar essas informações para criar experiências íntimas e relevantes para os clientes.

Os benefícios do Clienteling para o seu negócio de varejo.

No cenário de varejo em constante mudança, as empresas devem encontrar maneiras novas e inovadoras de manter seus clientes retornando, e o Clienteling é uma delas.

O Clienteling também ajuda a construir relacionamentos de longo prazo com os clientes, fornecendo um serviço personalizado. Existem muitos benefícios para a implementação de um programa de aquisição de clientes em seu negócio de varejo:

  • O clienteling pode ajudar a aumentar as vendas, fornecendo uma conexão pessoal com cada cliente, criando um ambiente onde os clientes se sentem confortáveis em pedir conselhos e fazer mais compras.
  • O clienteling pode ajudar a melhorar a fidelização dos clientes. Quando os clientes se sentem apreciados e valorizados, eles são mais propensos a retornar à sua loja e recomendá-lo a outros.
  • O clienteling pode transformar os clientes em fãs fiéis da marca ou anunciantes indiretos que falarão bem da marca que os fez se sentirem tão bem, deram-lhes um tratamento personalizado tão bom, excelente.

Por que Clienteling?

O clienteling incorpora a personalidade da sua marca e cria experiências poderosas e pessoais para o cliente que proporcionam a fidelização de marca e ajudam na hiperpersonalização da experiência do cliente, baseada no reconhecimento da marca e no ótimo atendimento ao cliente, tanto online quanto na loja.

Como você pode implementar clienteling em seu negócio de varejo?

Existem vários passos que você deve seguir para implementar clienteling em seu negócio, incluindo a criação de perfis de clientes, o rastreamento de compras de clientes e a prestação de serviços personalizados. Quando se trata de oferecer uma ótima experiência ao cliente, existem algumas coisas-chave que você pode fazer para se diferenciar da concorrência.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

  • Certifique-se de que sua equipe de vendas conhece completamente os produtos que eles vendem. Se você puder recomendar produtos com base no que seus clientes estão procurando, eles apreciarão a experiência e estarão mais propensos a retornar.
  • Aproveite para aprender os nomes de seus clientes e chamá-los pelo nome sempre que possível. Mostre que você se importa com eles fazendo-os se sentir importantes.
  • Dê boas-vindas aos seus clientes quando eles entram pela porta. Faça eles se sentirem em casa, como se fossem parte da sua equipe. Uma empresa que capacita seus colaboradores a tratar melhor os clientes, sempre terá clientes felizes.

Clientes e Dados do Cliente

O clienteling começa com dados, mas termina com interações pessoais de qualidade. Na verdade, quase 80% dos compradores dizem que só se envolverão com ofertas personalizadas. Os compradores que recebem um texto, chamada ou e-mail pessoal genuíno são muito mais propensos a comprar do que aqueles que recebem um e-mail automatizado e sem brilho.

As melhores interações pessoais são as reais. É uma experiência muito ruim para um cliente receber uma mensagem automatizada e mal pensada de uma marca. Um e-mail bem desenhado é bom, mas é muito melhor quando um ser humano está disponível para construir um relacionamento legítimo e ouvir as necessidades do cliente.

Para criar uma mensagem, promoção ou experiência íntima e única para cada cliente, dados relevantes precisam estar facilmente disponíveis para cada membro da equipe. Aqui estão os dados em tempo real que sua equipe deve capturar.

  • Informações pessoalmente identificáveis: O PII (Personally identifiable information) inclui o nome, endereço, e-mail e números de telefone do cliente. Ele também pode se referir ao seu aniversário e outras datas importantes, bem como se um cliente prefere fazer compras na loja ou em seu smartphone ou dispositivo móvel.
  • Dados do Ponto de Venda: Dados precisos do ponto de venda (PDV) mostram o que um cliente comprou, quando o comprou e se o devolveu. Isso representa essencialmente o relacionamento do cliente com sua loja física.
  • Dados do e-commerce: os dados do e-commerce incluem o que um cliente navegou, favorito e comprou online. (O recurso de rastreamento omnichannel da Endear calibra os dados do cliente em vários canais e ajuda sua equipe a impulsionar as vendas em ambos.)

Clienteling é tudo sobre o pessoal e autêntico.

Na era digital de hoje, os clientes estão mais conectados do que nunca, e esperam uma experiência de compra hiper-personalizada. É por isso que o Clienteling é tão importante, como o processo de proporcionar uma experiência de compra personalizada para cada cliente.

Há muitos benefícios do Clienteling para empresas de varejo. Em primeiro lugar, ele ajuda você a construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes e os faz voltar. Em segundo lugar, ele permitirá que você aprenda mais sobre as necessidades e desejos de seus clientes, o que pode resultar em mais vendas e outros resultados benéficos.

Devido à importância da personalização no e-commerce, as expectativas dos clientes estão mudando mais rápido do que nunca. O clienteling é necessário para criar experiências poderosas para o cliente e, portanto, criar fidelização do cliente.

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