Tendências e Tecnologias que Constroem o Futuro do Varejo

Aug 31, 2022 | Blog

O Futuro do Varejo

O futuro do varejo está em constante mudança e evolução com novas tecnologias e tendências, e podemos ter certeza de que ele continuará assim.

A tecnologia sempre teve um papel fundamental no setor varejista, porém nunca antes a tecnologia e a inovação foram tão importantes para o sucesso dos negócios.

Hoje em dia, a tecnologia abrange desde os aspectos administrativos do negócio, até o relacionamento com os clientes e a experiência do cliente.

Os clientes estão usando a tecnologia como nunca antes e tomando decisões de compra de maneiras novas e diferentes. No futuro, podemos esperar ainda mais avanços tecnológicos que afetarão a forma como compramos.

Neste artigo discutiremos 5 tecnologias fundamentais para o futuro do varejo: algumas das tendências que prometem continuar moldando o setor varejista e que devem estar no radar das empresas varejistas para antecipar decisões estratégicas e continuar crescendo.

Tendências e Tecnologias Importantes para Empresas de Varejo

Estar atualizado é importante, pois tanto a competitividade quanto a posição de mercado das empresas varejistas dependem disso.

Entre as principais tendências e tecnologias do mercado, destacam-se os avanços em inteligência artificial e machine learning, permitindo que os varejistas personalizem melhor suas experiências com o cliente.

Os mecanismos de recomendação se tornarão mais inteligentes, capazes de fazer sugestões mais precisas baseadas em comportamentos e preferências anteriores, além de mecanismos de busca que permitem pesquisas alternativas, como voz e imagens cada vez melhores e mais promissoras para o varejo.

Além disso, a realidade virtual e a realidade aumentada desempenharão um papel maior no varejo, oferecendo aos clientes novas maneiras de experimentar as marcas e seus produtos.

Os varejistas também começarão a experimentar a tecnologia blockchain, o que poderá ajudá-los a criar cadeias de suprimentos mais seguras e transparentes, juntamente com RFIDs alimentados pela Internet das Coisas (IoT).

Da mesma forma, a personalização ‘hiper’ das experiências será uma tendência fundamental, aliada à chamada Internet dos Comportamentos (IoB), que surge como um facilitador das experiências dos clientes, já que mais dados estão disponíveis nas interações com os clientes, não apenas com marcas e produtos, mas com tópicos relacionados a partir dos quais a inteligência artificial ou humana pode inferir uma necessidade.

Juntas, essas tendências apontam para um futuro do varejo mais personalizado, imersivo e mais eficiente do que nunca.

Próximas tendências

As lojas continuarão a usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente, como o uso de displays interativos, aplicativos e mídias sociais para se conectar com os clientes e garantir as melhores experiências possíveis.

Uma tendência que promete continuar é o aumento das vendas online. Mais pessoas estão comprando produtos online, e isso provavelmente continuará à medida que os varejistas melhoram seus sites e e-commerce e oferecem mais opções de compras online com melhores experiências.

Outra tendência importante é a Experiência do Cliente, que tem sido uma tendência para que as lojas se tornem mais experienciais. Os compradores estão procurando experiências melhores quando fazem compras, e os varejistas estão respondendo e oferecendo layouts e atividades mais exclusivas nas loja físicas, como aulas ou eventos.

Com cada vez mais pessoas usando smartphones, não é surpresa que os pagamentos móveis continuem ganhando cada vez mais popularidade. Também podemos ver cada vez mais varejistas explorando Live Selling e Social Shopping.

Os varejistas que trabalharam com RFID para sua distribuição e supply chain conhecem as vantagens que a Internet das Coisas (IoT) traz, tanto para melhorar as operações quanto para melhorar a personalização das experiências dos clientes.

5 principais tendências e tecnologias no futuro do varejo

Quando novas tecnologias e tendências se unem, coisas maravilhosas acontecem no que poderíamos chamar de momentos Uau!

Assim, de todas as tendências e tecnologias do varejo, selecionamos 5 que temos certeza de que serão fundamentais para as empresas de varejo no futuro.

1. Hiperpersonalização alimentada pela Inteligência Artificial

A personalização sempre foi um elemento-chave no setor varejista, desde interações de pessoa para pessoa, feedback informado e empático sobre uma decisão de compra por parte dos vendedores, até a personalização de canais online, alimentados pela inteligência e aprendizado artificial e de máquina.

Os recursos de aprendizado de máquina e inteligência artificial estão crescendo junto com as expectativas dos clientes que anseiam por um atendimento hiper-imersivo.

Impulsionada pela IA, a personalização no varejo oferece uma experiência única otimizada para maior engajamento do cliente, bem como maior conversão. Cada cliente experimenta uma versão diferente do site do eCommerce, personalizado dinamicamente desde o primeiro clique.

Além do CRM, as empresas de varejo precisam gerenciar e aproveitar seus dados para poder personalizar as experiências de cada um de seus clientes, dados transacionais, demografia, preferências de tipo de produto, histórico de compras, programas de fidelidade, bem como comportamentos de compra, proporcionando uma experiência cada vez mais personalizada.

2. Análise preditiva para gerenciar a cadeia de suprimentos

As empresas de varejo sempre terão a necessidade de uma entrega mais rápida do produto e um melhor controle de estoque. As análises preditivas podem remodelar a cadeia de suprimentos e o gerenciamento de estoques analisando dados e o comportamento do cliente existentes para garantir que o negócio de varejo tenha sempre o estoque certo; nunca sub-abastecido ou superlotado.

Combinando tecnologias de Big Data e análises avançadas, os varejistas podem melhorar a eficiência dos estoques em suas prateleiras, através de simulações para descobrir os horários mais movimentados do mês e, assim, planejar as reposições dos estoques.

3. Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A realidade aumentada permite que os clientes visualizem produtos em um ambiente digital antes de fazer uma compra. Essa tecnologia pode ser usada para fornecer informações adicionais do produto, bem como avaliações dos clientes.

A Realidade Virtual vem ganhando popularidade nos últimos anos, com muitas pessoas prevendo que em breve se tornará um fenômeno mainstream. Os varejistas podem usar a realidade virtual para criar uma experiência mais imersiva para os clientes, permitindo que eles visualizassem produtos em diferentes configurações e conheçam os produtos sobre diferentes ângulos.

4. Produtos personalizáveis

Avanços na tecnologia de impressão e produção digital e 3D, permitem que as marcas ofereçam aos seus clientes a capacidade de personalizar itens, tanto online quanto na loja física.

A personalização fortalece ainda mais a experiência do cliente, convidando-o a fazer parte do processo de criação do produto.  O Deloitte Consumer Review mostra que mais de 50% dos clientes estão interessados em comprar produtos personalizados.

Os varejistas que oferecem aos seus clientes a capacidade de personalizar produtos têm mais oportunidades de gerar negócios.

5. Pesquisa visual e de voz

Ao combinar inteligência artificial com tecnologias de processamento de linguagem natural e machine learning, os varejistas podem oferecer aos seus clientes formas alternativas de pesquisa, usando imagens em vez de palavras-chave, além de permitir melhores recursos de pesquisa por voz.

Com tecnologias semelhantes ao Google Lens, onde é possível procurar informações relacionadas a uma imagem, os clientes de varejo olharão cada vez mais para a capacidade de baixar imagens, para que a IA pesquise e ofereça produtos alinhados aos seus perfis.

É assim que o ASOS StyleMatch funciona, ele encontra a combinação perfeita no catálogo da loja, com base em uma imagem baixada pelo cliente. Dessa forma, cada vez mais varejistas poderão permitir que seus clientes interajam com seus produtos usando voz e imagens.

O que podemos esperar no futuro?

O futuro do varejo é emocionante e em constante mudança. O crescimento do e-commerce e do comércio móvel são tendências que não vão embora tão cedo. Pelo contrário, eles continuarão a crescer. Os varejistas precisam garantir que seus sites e aplicativos sejam fáceis de usar, disponíveis em dispositivos móveis e ofereçam uma ótima experiência de compra online.

A importância da personalização está aumentando. Os clientes querem sentir que são especiais e que suas necessidades são levadas em conta. Os varejistas precisam encontrar maneiras de personalizar a experiência de compra de cada cliente.

O boom do comércio experiencial continuará a crescer. À medida que o setor varejista evoluiu, o consumidor também evoluiu. Hoje, os clientes estão procurando mais do que apenas um produto para comprar; eles querem uma experiência personalizada e única em cada ponto de venda.

Os varejistas que desejam se manter competitivos devem se concentrar em criar uma experiência de cliente envolvente, alcançada pela combinação de tecnologias que alcançarão estrategicamente as metas de negócios, mantendo os clientes felizes.

É essencial que os varejistas incorporem tecnologias inovadoras que lhes permitam criar experiências melhores e inovadoras, que seus clientes queiram compartilhar com seus amigos e seguidores em suas redes sociais.

Fique por dentro das tendências do futuro do varejo dos especialistas.

Na Teamwork Commerce estamos cientes das tendências mais inovadoras e ajudamos nossos clientes a incorporá-los em seus negócios, melhorar suas operações, seu desempenho e a experiência de seus clientes.

Entre em contato conosco para agendar uma demonstração e descobrir como fazer parte do futuro das tecnologias de varejo.

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