Varejo em evolução: 2023
O setor de varejo continuou a passar por transições massivas nos últimos anos, com a COVID-19 promovendo o boom do comércio eletrônico. No entanto, com 2022 realmente deixando a pandemia no retrovisor, os varejistas viram os consumidores voltarem às compras nas lojas, reforçando a importância da experiência física. Assim, as compras presenciais não são as mesmas de antes da pandemia. Com as expectativas dos consumidores tendo crescido exponencialmente nos últimos anos, os canais de vendas nas lojas tiveram que se tornar muito mais avançados, contando com tecnologias digitais para atender a essas demandas.
Os consumidores de hoje exigem uma experiência de compra física que seja conveniente, perfeita e mais ágil. Os varejistas que não proporcionam qualquer um desses aspectos podem ficar para trás em um setor altamente competitivo. Mas como os varejistas podem se destacar no cenário atual do varejo? A chave para eliminar a concorrência passa pelo investimento tecnológico certo.
É claro que há uma ampla gama de soluções disponíveis, e os varejistas devem fazer seus investimentos tecnológicos com sabedoria. Para tomar uma decisão tão importante, os varejistas devem primeiro entender o cenário em que estão operando – e 2023 é um ano significativo. Aqui estão três fatores-chave que estão presentes no varejo em 2023:
1. A conveniência na loja é um fator-chave
Os consumidores agora exigem mais do que apenas produtos, eles querem uma experiência de compra completa. A concorrência hoje vai além de simplesmente ter os melhores preços e descontos, ela contempla o nível de conveniência que um varejista é capaz de oferecer. Se os varejistas querem levar os consumidores às suas lojas físicas, eles devem ser capazes de tornar toda a experiência agradável e perfeita.
O medo da COVID-19 desapareceu e mais consumidores querem fazer compras na loja. A afluência nas lojas está aumetando em 2023. Para garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra de alto nível, os varejistas devem garantir processos mais rápidos e convenientes.
Do ponto de vista do consumidor, a conveniência está no centro de sua experiência de compra e o tempo desempenha um papel importante. A rapidez com que os varejistas são capazes de atender seus clientes faz uma diferença significativa. Na verdade, 88% dos adultos dos EUA querem que sua experiência de checkout na loja seja mais rápida. O ponto de venda móvel (mPDV) da Teamwork Commerce ajuda os varejistas a proporcionar isso e agilizar toda a experiência na loja, eliminando filas e permitindo que as transações sejam concluídas em qualquer parte da loja.
2. Personalização: uma vantagem competitiva
Nos últimos anos, o papel da personalização só cresceu em importância nos canais de vendas físicos e online. A recuperação da loja física é uma prova da importância que as compras físicas têm. Isso torna o papel das experiências personalizadas na loja mais importante do que nunca, à medida que os compradores buscam personalização. Além disso, os varejistas devem entender que a personalização tem um impacto positivo direto nas taxas de conversão e no aumento das receitas.
O mPDV Teamwork Commerce possibilita aos colaboradores da loja acesso a todas as informações relevantes relacionadas aos clientes, incluindo seu histórico de compras, preferências e frequência de compras. Com essas informações na ponta dos dedos, a equipe pode oferecer opções personalizadas, responder a consultas específicas de produtos e oferecer ofertas de desconto personalizadas aos clientes. Tudo isso ajuda os varejistas a garantir uma experiência de compra de alto nível para seus consumidores, o que pode ser um divisor de águas – aumentando a fidelidade do consumidor, bem como as vendas.
3. Abordagem omnichannel para maximizar a rentabilidade
A recuperação pós-pandemia ao longo de 2022 ajudou os varejistas a recuperar a presença nas lojas, mas as compras online também vieram para ficar. Os varejistas devem ser capazes de entregar experiencias positivas de compra aos seus clientes em ambos os canais para permanecer à frente neste cenário competitivo. A implantação de tecnologia de última geração para atender perfeitamente às demandas dos consumidores em todos os canais e plataformas ajudará os varejistas a aumentar as vendas e maximizar a lucratividade.
A gestão de diferentes tecnologias e plataformas é muito complexa. Para garantir uma experiência fluida aos clientes, os varejistas precisam de uma solução tecnológica completa para gerenciar perfeitamente várias integrações. Em outras palavras, em uma era em que as demandas dos consumidores estão em constante evolução, os varejistas precisam cada vez mais de uma solução completa para combinar diferentes ferramentas de forma flexível e fácil. Uma solução completa e integrável também permite que os varejistas façam atualizações individuais dentro da solução sem afetar partes dela.
Para expandir as operações em plataformas offline e online, os varejistas devem se apoiar em soluções automatizadas abrangentes que se comuniquem em tempo real para fornecer eficiência incomparável e a melhor experiência ao cliente.
O Teamwork Commerce pode ajudar os varejistas a gerenciar tudo, offline e on-line, por meio de um único aplicativo. Oferecemos uma variedade de soluções de varejo, incluindo mPDV, sistema automatizado de gerenciamento de pedidos (OMS), clienteling e CRM seguro em conformidade com o LGPD. Os insights obtidos a partir de uma análise de relatórios de útima geração fortalecem os varejistas com maior visibilidade de diferentes plataformas em um só lugar e ajudam na tomada de decisões eficazes.
O ano de 2023 está trazendo uma série de desafios. No entanto, os varejistas, que forem capazes de incorporar as tecnologias adequadas em sua estratégia de negócios, poderão ganhar e manter uma vantagem competitiva. Entender o que 2023 representa pode ajudar os varejistas a fazer as escolhas certas ao selecionar suas soluções tecnológicas.
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