Investimentos em Hardware de PDV Aumentam Durante o Primeiro Semestre de 2014
Os sistemas tradicionais de ponto de venda ainda têm um lugar no setor varejista, mas não são mais uma opção de fato para aceitar pagamentos. Dispositivos móveis, como tablets, tomaram o mercado de surpresa, fornecendo funcionalidade semelhante aos PCs com recursos mais adequados à mentalidade do perfil dinâmico do comprador de hoje. Empresas que contam com um mPDV, ou PDV móvel, podem capacitar seus colaboradores, permitindo que eles atendam clientes em qualquer lugar da loja.
Um estudo do IHL Group indicou que os embarques globais de hardware de PDV tiveram um crescimento saudável durante o primeiro semestre de 2014, informou a revista VSR.
Greg Buzek, presidente do Grupo IHL, disse que os varejistas corporativos estão experimentando mudanças tecnológicas “tremendas”.
“Para chegar à sua visão de ter uma plataforma comum de software e transações para seus aplicativos em seu e-commerce, comércio móvel e experiências de loja física, eles perceberam que sua atual arquitetuta de PDV não é suficiente para alcançar esses objetivos”, explicou Buzek, segundo a revista.
Setor de varejo de PDV móvel que mais cresce desde a Internet
Um estudo independente do IHL Group observou que o mercado de varejo de PDV móvel norte-americano vale atualmente cerca de US$ 8 bilhões. A empresa afirmou que o PDV móvel é o desenvolvimento mais rápido para influenciar o segmento de varejo desde que as empresas integraram a Internet em suas lojas físicas. A Apple é talvez a maior razão por trás desse desenvolvimento, graças ao seu popular dispositivo iPad.
Assim como a Apple começou a mania do smartphone introduzindo o iPhone em 2007, a gigante da tecnologia deu início a uma tendência semelhante há alguns anos como iPad. O iPad oferece funcionalidade touchscreen que torna possível a navegação na Web, digitação e navegação do sistema operacional em um pacote fino que é fácil de transportar em torno de uma loja de varejo.
Um iPad PDV é uma ótima maneira de substituir ou aumentar os sistemas de PDV com recursos e funcionalidades mais ágeis. As empresas que adotarem essas soluções terão a oportunidade de alcançar flexibilidade operacional, aumentar a produtividade dos funcionários e, principalmente, aprimorar e inovar no atendimento ao cliente. O principal problema com a infraestrutura de PDV mais antiga é que os consumidores eram obrigados a esperar em filas para serem atendidos. Isso fazia com que certas áreas de uma loja ficassem lotadas e, se algum cliente estava devolvendo um produto ou tinha uma pergunta que demandasse mais tempo e atenção, essa situação levava a uma frustração e insatisfação entre as pessoas que esperavam na fila por sua vez de serem atendidas.
Um PDV móvel é uma maneira eficaz de aliviar o fardo dos colaboradores que trabalham na linha de checkout. Agora, os funcionários andam pela loja com um iPad na mão e podem ajudar os compradores a comprar mercadorias sem espera ou demora.
O produto da Apple está impulsionando a experiência de varejo
Os consumidores podem ter sido os maiores responsáveis pela adoção do iPad em massa quando ele foi lançado, mas as empresas também estão seguindo nessa direção e continuarão a fazê-lo nos próximos anos. Os varejistas do IHL Group estão ansiosos para alcançar a mesma experiência em toda a organização – uma capacidade que também os leva a adotar implementar um PDV móvel.
No futuro, os dispositivos móveis, em especial o iPad, experimentarão crescimento de dois dígitos, com muitos dos dispositivos destinados a aplicação como mPDV, previu o IHL Group.
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